Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

PRF dá dicas para motoristas do Sertão de PE que vão viajar de carro

Com a chegada do final de ano, uma das opções para quem mora em Petrolina, no Sertão pernambucano, é aproveitar os recessos e férias para viajar para outras regiões do Brasil. Contudo, para os que fazem a opção de ir de carro é necessário alguns cuidados para manter a segurança dos passageiros e condutores do veículo.

O inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Luiz Filho, explica que as bagagens devem ser posicionadas para não impedir a visão do motorista e não cair e machucar os passageiros. “As bagagens devem ser colocadas em um compartimento próprio.Nenhuma bagagem deve estar no habitáculo do veículo. Dependendo de uma freada brusca ou uma possível colisão a bagagem quando não colocada no compartimento pode ultrapassar o porta malas atingindo o passageiro do banco traseiro”.

Segundo o inspetor também é preciso estar atento aos equipamentos de segurança do carro. “O motorista deve fazer uma revisão prévia do veículo, quem faz com regularidade é preciso apenas verificar o nível de óleo, fluidos, freio, nível de água, olhar o estado dos pneus, observar a calibragem dos pneus, quando se vai viajar a calibragem dever ser diferente”, esclarece.

Para quem vai levar criança, o inspetor alerta para os cuidados com a cadeirinha infantil. “A criança deve estar com dispositivo de retenção a exemplo dos passageiros com o cinto de segurança. Também é necessário, o equipamento adicional, o assento de elevação para idade a partir de quatro anos até sete anos e meio”.

Os condutores que não cumprirem as regras de segurança podem ser multados. “Para a  bagagem a infração é grave e pode haver a retenção do veículo até a regularização”, garante o inspetor. (Clique aqui e assista a matéria do G1 Petrolina)

Blog: O Povo com a Notícia