Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 18 de setembro de 2018

PE: O quadro da disputa após o Ibope a 19 dias da eleição


A pesquisa Ibope trouxe a terceira rodada de levantamentos sobre a disputa pelo Palácio do Campo das Princesas. Nela, um sinal de alerta para o PSB e outro de alívio para o PTB, pois Paulo Câmara ficou com os mesmos 33% do dia 5 de setembro, enquanto Armando Monteiro oscilou positivamente dentro da margem de erro. Havia uma expectativa que Paulo Câmara pudesse ampliar sua vantagem para doze pontos, fato que não se confirmou, o que deu a Armando Monteiro uma nova chance de evitar que a fatura seja liquidada no próximo dia 7 de outubro.

No caso de Paulo Câmara, está latente a necessidade de associar a imagem do governador a de Geraldo Julio, prefeito que comanda o maior colégio eleitoral do estado e possui significativa aprovação, sendo um eleitor imprescindível na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas. Quanto mais Paulo Câmara associar sua imagem a Geraldo Julio, melhores serão suas chances de vitória. Como o guia eleitoral tem impacto na Região Metropolitana, talvez fosse pertinente colocar no guia os prefeitos Lula Cabral, Junior Matuto e Professor Lupercio, uma vez que eles têm representatividade em seus respectivos municípios, e podem convencer quem lhes aprovam a votar no atual governador.

Para Armando Monteiro, que está latente que suas chances de vitória passam por um eventual segundo turno, ele depende fortemente do empenho dos prefeitos Anderson Ferreira, Raquel Lyra, Miguel Coelho, Edson Vieira, Demóstenes Meira, Célia Sales, Bruno Pereira e Mario Ricardo que comandam eleitorados importantes. Atos nestas cidades precisam ficar cada vez mais corriqueiros nesta reta final para fazer de Armando um nome com perspectivas de chegar a uma segunda etapa.

Nestes pouco mais de quinze dias para o pleito, teremos debates, atos mais volumosos, troca de farpas no guia eleitoral, dentre outros, porque com esta pesquisa Paulo Câmara precisará redobrar o empenho para vencer a eleição no próximo dia 7, enquanto Armando Monteiro que estava desacreditado pelos seus próprios aliados ganha um fôlego a mais para tentar reverter o favoritismo de Paulo Câmara pois num eventual segundo turno todo mundo sabe que é nova eleição, e as suas chances de vitória aumentam consideravelmente. (Via: Coluna desta terça-feira do Blog Edmar Lyra)

Blog: O Povo com a Notícia