Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Pernambuco investiga seis mortes por arboviroses


A Secretaria Estadual de Saúde (SES) está investigando seis mortes por suspeita de arboviroses em 2019. Os casos foram notificados em Ipojuca, Custódia, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Arcoverde e São Benedito do Sul.

Os casos são investigados para serem confirmados ou descartados pelo Comitê Estadual de Discussão de Óbitos por Dengue e outras Arboviroses de Pernambuco. Conforme protocolo, é feita investigação domiciliar e hospitalar da morte e das informações complementares do quadro clínico do paciente.

Segundo o boletim da pasta, os casos envolvem duas crianças, um adolescente e três adultos. Por enquanto, as suspeitas não descartam nenhuma das arboviroses, zika, chikungunya e dengue.

Em janeiro, a SES confirmou a suspeita da primeira morte por arbovirose do ano. A morte aconteceu em Ipojuca, no Grande Recife, e a vítima foi um homem de 46 anos. O óbito foi registrado no dia 8 de janeiro.

Na segunda-feira (18), a segunda morte por suspeita de arboviroses deste ano foi confirmada pela Secretaria. O caso foi registrado em Custódia, município do Sertão de Pernambuco.

Dados: Somando as três doenças transmitidas pelo Aedes, em 2018, Pernambuco registrou mais de seis mil casos confirmados. Este ano, até o dia 19 de janeiro, foram notificados 388 casos suspeitos para as três arboviroses, segundo dados da SES.

Dengue:
Casos notificados: 331
Casos confirmados: 5
Zika:
Casos notificados: 12
Casos confirmados: 1
Chikungunya:
Casos notificados: 45
Casos confirmados: -

Blog: O Povo com a Notícia
Via: Jc Online