Um novo golpe está fazendo vítimas entre usuários de caixas eletrônicos
de bancos 24 horas instalados em pontos comerciais do Recife. A Polícia Civil
investiga uma quadrilha que, há exatamente uma semana, conseguiu se apossar de
dados bancários de um professor universitário aposentado. Entre saques, compras
com cartão clonado e transferências, os bandidos causaram um prejuízo de cerca
de R$ 25 mil ao idoso. A polícia já registrou pelo menos dois casos semelhantes
no Recife.
A reportagem do Jornal do Commercio falou com uma das
vítimas, que não quis se identificar. O homem conta que o golpe aconteceu em um
supermercado do Bairro das Graças, Zona Norte do Recife. O aposentado chegou
por volta da 9h30 e, ao introduzir o cartão no caixa eletrônico, não conseguiu mais
retirá-lo da máquina. “Foi neste momento que apareceu um homem me orientando a
ligar para um número 0800 indicado em um adesivo fixado no próprio caixa”,
disse. O número 0800 era falso.
A vítima conta que não desconfiou de nada e, ao fornecer o número do CPF
para a pessoa que atendeu a ligação, teve confirmado informações pessoais como
nome completo, local de nascimento e até nome da mãe. “Como eles tinham
informações ao meu respeito, não desconfiei quando pediram minha senha
bancária”, afirmou o aposentado, que se diz prejudicado pelo tempo em que o
banco levou para cancelar seu cartão depois que ele comunicou o roubo dos
dados.
“Meia hora depois do problema no caixa eletrônico foi feito um saque na
minha conta. Procurei a agência e confirmamos o golpe. O banco só foi cancelar
meu cartão no dia seguinte. Enquanto isso, os bandidos continuaram utilizando
meu cartão para compras”, afirmou o aposentado, que pretende
recorrer à Justiça, se for necessário, para ser ressarcido do
prejuízo.
GOLPE
A Federação Brasileira dos bancos (Febraban) informou, através de sua
assessoria de imprensa, que “cada instituição financeira tem sua própria
política de ressarcimento, que é baseada em análises aprofundadas e
individuais, considerando as evidências apresentadas pelos clientes e
informações das transações realizadas”. A Febraban informou ainda que os bancos
investem cerca de R$ 2 bilhões por ano em segurança da informação para
prevenção de golpes.
“É um tipo de golpe sofisticado, aplicado por uma quadrilha especializada”,
alerta a delegada Silvana Carla, da delegacia do Bairro do Espinheiro, que está
investigando o caso. A delegada disse que o Instituto de Criminalística não
encontrou mais nenhum vestígio de fraude no caixa eletrônico. “É possível que
os bandidos tenham utilizado um dispositivo conhecido por chupa-cabra para
reter o cartão da vítima, e depois é facilmente retirável”, afirmou a delegada.
Segundo a Polícia, em novembro último houve outro caso semelhante em Salvador
(BA) usando o mesmo número 0800 utilizado no Recife. A Polícia identificou um
dos acusados pelo golpe no Recife. Outras duas pessoas que também participaram
da investida estão sendo investigadas.
Dicas
para não cair em golpes:
Nunca forneça senhas
a terceiros (pessoalmente, por telefone ou por mensagens de aplicativos);
Tenha sempre com
você o telefone de seu banco que está gravado em seu cartão. Você pode salvá-lo
na agenda de seu celular;
Nenhum funcionário
de banco é orientado a pedir para o cliente falar ou digitar sua senha ao
telefone;
Ao escolher a senha,
não utilize números previsíveis (data de nascimento, número de telefone
residencial, placa do automóvel, etc);
imediatamente à
central de atendimento do banco a perda, roubo ou extravio de cartão, pedindo o
seu cancelamento;
Nunca aceite ou
solicite ajuda de estranhos, principalmente nos pontos de autoatendimento;
Jamais utilize
celular de terceiros para se comunicar com o banco, pois a senha fica
registrada na memória do aparelho;
Bancos não enviam
funcionários em sua casa ou escritório para retirar seu cartão vencido,
bloqueado ou com suspeita de fraude. (Via: Febraban - Jc Online)
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