Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Número de policiais federais com Covid-19 cresce em Pernambuco

Os casos confirmados da Covid-19 entre policiais federais em Pernambuco cresceram nos últimos três meses e chamam a atenção. De acordo com os dados repassados pela Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), três profissionais haviam sido infectados no Estado até setembro de 2020. Mas, entre outubro e dezembro, o número de doentes saltou para 30. Além disso, uma morte pela Covid-19 foi confirmada. 

O crescimento segue uma tendência registrada em vários estados brasileiros. O presidente da Fenapef, Luís Antônio Boudens, atribui parte desse resultado ao aumento no número de operações policiais não-prioritárias ou realizadas de forma sequenciada, sem a atenção aos cuidados necessários. A Fenapef apresentou os números à Polícia Federal e pediu a máxima atenção à saúde dos policiais federais.

A entidade reuniu informações sobre a demanda de operações gerada pela expedição de ordens judiciais nos estados, que se acumularam por conta do período eleitoral, e também pela busca de alguns dirigentes estaduais em “bater metas” de produtividade. Em ambos os casos, segundo a federação, os policiais federais não poderiam ser colocados em situação de risco maior que o habitual. 

OUTROS ESTADOS

O Rio de Janeiro é o estado com o maior número de casos confirmados de Covid-19 entre policiais federais: são 153. O Rio tem outros 198 casos sob investigação. Duas mortes de servidores foram confirmadas no estado. Há um surto da doença na Delegacia Especial do Aeroporto Internacional do Galeão, onde uma funcionária terceirizada morreu e as equipes estão reduzidas por conta do elevado índice de contágio entre os servidores.

Os números também são elevados no Distrito Federal: 96 casos confirmados, dois sob suspeita e uma morte. Também chama a atenção os casos registrados nos estados da Região Sul e, especialmente, no Rio Grande do Sul, onde 94 pessoas testaram positivo para a doença. Em Santa Catarina, foram 44 contaminados e 73 no Paraná. Vale destacar que a superintendência de Santa Catarina tem 114 outros casos suspeitos e o Paraná, 68. Tanto Santa Catarina quanto o Paraná registraram uma morte cada.

Blog: O Povo com a Notícia