Um grupo de aproximadamente 200 estudantes de medicina ignoraram a pandemia da Covid-19 e se aglomeraram, sem máscaras, numa praia em Rosário, cidade da Argentina. O episódio aconteceu na última quarta-feira (31), e provocou indignação no país.
De acordo com dados da Universidade Johns Hopkins, a Argentina soma, desde o início da crise sanitária, 2,36 milhões de casos confirmados de Covid-19 e 55.941 mil mortos pelo Sars-Cov-2.
De acordo com o jornal Extra, o periódico "Clarín" informou que o prefeito da cidade, Pablo Javkin, anunciou que pretende instaurar uma investigação para verificar como ocorreu a organização da festa - que é tradicional dos estudantes no último semestre.
“Principalmente de um corpo discente ligado à saúde, é de onde menos se espera. É preciso levar esses fatos não só para ficar indignado, o que é apropriado, mas para entender o que não se deve fazer”, repudiou.
De acordo com o jornal "La Capital", o reitor da Escola de Medicina da Universidade Nacional de Rosário, Jorge Molinas, pretende "conversar" com os estudantes que participaram da festa batizada de "bajada" - que pode ser livremente traduzido como "chopada".
Molinas disse que a atitude dos estudantes é incompatível com os protocolos de saúde adotados na pandemia da Covid-19 "Vamos descobrir do que se trata, mais precisamente, para dialogar com eles. Estamos preocupados”, disse. Assista abaixo imagens da festa:
Blog: O Povo com a Notícia