Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 5 de abril de 2021

Fundaj envia ofício ao Iphan pedindo registro do espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém como Patrimônio Imaterial do Brasil

O presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Antônio Campos, enviou, por e-mail, nesta segunda-feira (5), ofício à Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Pernambuco. No documento, solicita que o Espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém seja registrado como Patrimônio Imaterial Cultural do Brasil. O ofício foi endereçado à superintendente do Iphan em Pernambuco, Renata Borba.

No documento, o presidente da Fundaj afirma que “a riqueza do espetáculo, como arte cênica, justifica, plenamente, o pedido que ora fazemos, no momento mais agônico e desafiador de sua história, o espetáculo paralisado por conta da pandemia que se espalhou no mundo inteiro”.

O pedido tem como inspiração as políticas públicas do Iphan voltadas para a manutenção dos patrimônios imateriais e difusão de cultura pelo Brasil.

“Em conversa com Robinho Pacheco, na última sexta-feira, desejei a ele, a seus familiares e aos que fazem a sociedade teatral votos de amizade. Informei que estou empenhado em contribuir para a manutenção do espetáculo”, afirmou Antônio Campos.

Também na última sexta, o presidente da Fundaj buscou apoio do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, que já estava vendo como apoiar, tendo colocado uma equipe técnica para estudar a melhor forma de apoiar o espetáculo.

“Trata-se de um patrimônio do Brasil, tem que ser mantido “, reforça Campos.

Pelo segundo ano consecutivo o espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, foi cancelado devido à pandemia. Realizado há 53 anos em Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco, o espetáculo emprega mais de 500 atores.

Já atraiu mais de 4 milhões de espectadores, muitos deles turistas de outros estados e do exterior. É o maior teatro ao ar livre do Mundo.

Blog: O Povo com a Notícia