Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 16 de abril de 2021

Grupo de k-pop viraliza na web cantando música de Gusttavo Lima; assista

O grupo feminino de k-pop StayC surpreendeu os fãs brasileiros, nesta quinta (15), ao cantar a música "Café e Amor", de Gusttavo Lima, no quadro World Wide Cover, produzido pelo canal 1theK.

No vídeo, que viralizou nas redes sociais, as integrantes do grupo, Yoon e Sieun, aparecem cantando a música em português. Na apresentação, o grupo cantou "Together", de Sia, "Levitating", de Dua Lipa, e "Treat you Better", de Shawn Mendes.

StayC é um sexteto formado por Sieun, Seeun, Sumin, J, Isa e Yoon. Ele é o primeiro grupo criado pela agência High Up Entertainment e lançado no final de 2020.

Em fevereiro, o Spotify excluiu de seu catálogo todas as canções de K-pop da KakaoM –uma das maiores empresas distribuidoras de música da Coreia do Sul – o que deixou milhões de fãs do gênero musical indignados.

De acordo com o portal Kpop Chart, o problema começou quando o Spotify foi lançado na Coreia do Sul, no dia 1º de fevereiro. A gravadora KakaoM, que também é proprietária da plataforma de streaming de música Melon, retirou a licença de suas canções da plataforma sueca, para que elas ficassem disponíveis apenas em seu próprio streaming.

Um funcionário da KakaoM informou ao The Korea Herald que a disputa entre as duas empresas segue sem solução. "No momento, ainda estamos em discussão com o Spotify para oferecer nossa música em sua plataforma". Revoltados com a decisão, fãs do gênero musical em todo o mundo estão realizando protestos contra KakaoM e Spotify.

Em nota enviada ao jornal Folha de S.Paulo, o Spotify confirmou que, devido ao vencimento da licença, "a partir de 1º de março de 2021, o catálogo da KakaoM não estará mais disponível" para os ouvintes da plataforma sueca. Eles afimaram ainda que tentaram renovar o acordo de licenciamento global junto a KakaoM, sem sucesso.

O Spotify lamenta e espera que a interrupção seja temporária e que o assunto possa ser resolvido em breve. "Continuamos comprometidos em trabalhar com detentores de direitos locais, incluindo a KakaoM, para ajudar a expandir o mercado musical coreano e o ecossistema de streaming em geral", diz trecho final da nota, que pode ser lida na íntegra no final desta reportagem.