Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 14 de abril de 2021

Pistoleiro Marquinhos de Serra Talhada mais 14 indivíduos são presos pela Polícia Civil do Pará

Quinze pessoas foram presas, nos Estados do Pará e Pernambuco, durante a “Operação Farinha” desencadeada pela Polícia Civil do Pará, na manhã desta última terça-feira (13), para cumprir mandados de prisão e busca e apreensão domiciliar contra investigados pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, milícia privada, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A operação exigiu um trabalho investigativo de nove meses.

A investigação iniciou ainda no ano de 2020, tendo como objetivo investigar um grupo criminoso que atuava no envio de entorpecentes do Estado do Pará para o Estado de Pernambuco. 

Durante as investigações, foi identificado que o pistoleiro Marcos Antônio Alves de Sousa, vulgo Marquinhos, natural de Serra Talhada-PE, que atuava com o suspeito Admilson Fermino Gabriel, Vulgo Nego da Bandoleira, em um esquema voltado para o tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem do dinheiro. 

O esquema de distribuição do material entorpecente se desenvolvia sob a liderança de Nego da Bandoleira, o qual adquiria a droga do tipo “óxi” e “Cocaína” de uma origem desconhecida e, após estar de posse do material, ele o guardava em um retiro (galpão usado para fabricação de farinha) em uma fazenda de sua propriedade, em Santa Maria do Pará.  Destaca-se aqui que Admilson fixa residência em Castanhal-PA de onde mantém todo o domínio das ações do grupo criminoso. 

Em seguida o entorpecente era entregue para “MARQUINHOS”, o qual por sua vez enviava a para o Estado de Pernambuco. Lá a droga era entregue, dependendo da quantidade, através de carro de passeio ou em um ônibus de turismo fretado exclusivamente para esse fim, demonstrando a sofisticação do grupo criminoso.

Quando a entrega da droga ou recolhimento de dinheiro era realizado se utilizando o mesmo veículo modelo Logan, o responsável era o nacional identificado como José Erisvaldo, vulgo “CHAPULETA” ou “NEGÃO”. Sendo que o material era entregue na cidade de Serra Talhada, Estado de Pernambuco, sendo o dinheiro também recolhido no mesmo local.

Admilson exigia que o entorpecente fosse pago em espécie, quantia que era transportada para o estado do Pará em malas e entregue para a investigada Juliana Gabriel Recoliana, que se encarregava de dar destinação e efetuar a lavagem do capital ilícito por meio de uma empresa de fachada com objeto fictício de uma Fábrica de Farinha.

Durantes a investigações se observou que durante o primeiro semestre de 2020, em poucos carregamentos que foram enviados o grupo lucrou cerca de R$ 5.500.000,00 (cinco milhões e quinhentos mil reais). No entanto, ao se solicitar informações ao COAF acerca das movimentações bancários suspeitos, foi constato que o grupo movimentou cerca de dezesseis milhões de reais nas contas bancárias da citada empresa e de familiares de Admilson. O que demonstra a prática contumaz da organização criminosa em atuar com o especial fim de agir em obter vantagem financeira oriunda do tráfico de drogas.

Ainda durante a investigação foi possível prender em flagrante no dia 24/02/2021 o nacional JOSÉ ERISVALDO DA SILVA, com o qual foi apreendida meia tonelada (500 kg) de cocaína, que estava sendo transportada em um fundo falso na carroceria de um caminhão boiadeiro.

Contudo durante o start da operação que ainda está em andamento temos como resultado até o presente momento:

PRISÕES PREVENTIVAS: 15 presos sendo 04 em Pernambuco.

JOSE AUGUSTO DA SILVA COSTA 

MAURÍCIO ARAÚJO DE SOUZA 

JULIANA GABRIELA RECOLIANO 

SILMARA ADRIELE DUARTE 

PAMELA PALOMA MACHADO BORGES 

REGINALDO DOS SANTOS CLEMENTE 

PRISCILA MACHADO BORGES 

MARCOS ANTONIO ALVES DE SOUSA

NUZIA DE CÁSSIA SILVA DE BRITO

RONAN LOPES BEZERRA

JOSÉ ERISVALDO DA SILVA

SUELY LUZIA DOS SANTOS

MARINALVA FRANCISCA DOS SANTOS

ENÉZIO GERÔNIMO DA SILVA

SABRINA LUSIA SANTOS PEREIRA


*VEÍCULOS APREENDIDOS: 10


TOYOTA HILLUX SW4 

HONDA HRV 

TOYOTA BANDEIRANTE

TOYOTA HILLUX SW4

CHEVROLET ÔNIX 

VOLKSWAGEN JETTA

CARRETA DE SOM 

HONDA CIVIC

AUDI A5

JEEP RENEGATE


Aproximadamente 12 mil comprimidos de Rebite (Anfetamina)


PRISÕES EM FLAGRANTE: 

SUELY LUSIA DOS SANTOS foi apreendido 29.848 Kg de substância entorpecente, com características de droga conhecida como “crack”, além 403 g de substância entorpecente, com característica de droga conhecida como “cocaína”;


VALORES BLOQUEADOS NAS CONTAS DOS SUSPEITOS: 

R$ 21.266.750,00 (Vinte e um milhões, duzentos e sessenta e seis mil, setecentos e cinquenta reais);

Vídeo:

Blog: O Povo com a Notícia