Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 13 de abril de 2021

Sertão: PF faz buscas em operação contra suspeita de corrupção em contratos da Secretaria de Educação de Petrolina

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (13), a Operação Contrassenso, com o objetivo de investigar suposta prática dos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, fraude em licitação, falsidade ideológica e organização criminosa em contratações realizadas pela Secretaria de Educação de Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

Segundo a PF, as investigações apontam irregularidades no fornecimento de kit escolar, entre o final do ano de 2015 até o ano de 2020, com emprego de recursos federais oriundos do Fundeb, verba sob fiscalização da União.

A investigação é uma decorrência da análise do material apreendido na denominada Operação Casa de Papel, deflagrada pela Polícia Federal no ano passado.

Cerca de 150 policiais federais e auditores da Controladoria Geral da União (CGU) participam do cumprimento de 33 mandados de busca e apreensão autorizados pela Justiça Federal em Petrolina.

As buscas estão sendo realizadas em sedes de órgãos da Prefeitura de Petrolina, bem como na região metropolitana do Recife e no estado de Minas Gerais.

“As investigações apontam pagamento de possível propina através de transferências bancárias em favor de terceiros, indicada por um dos servidores investigados, além de demonstrar um frequente contato entre os servidores públicos e os líderes do grupo econômico, principalmente em atos referentes ao pagamento da prefeitura às empresas do grupo. A CGU realizou auditoria em parte das contratações, apontando evidências dos artifícios utilizados pelo grupo empresarial para burlar os processos licitatórios, em especial o uso de empresas de fachada criadas em nome de interpostas pessoas (laranjas)”, afirma a Polícia Federal.

Mais detalhes serão repassados à imprensa em entrevista coletiva que será concedida às 10h.

Blog: O Povo com a Notícia