Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 6 de abril de 2021

Tratamento usado por Paulo Gustavo custa R$ 30 mil por dia e não é mais ofertado pelo SUS

O tratamento por oxigenação por membrana extracorpórea (Ecmo), que está sendo usado por Paulo Gustavo para combater complicações da Covid-19, custa, em média, R$ 30 mil por dia e não está amplamente disponível no SUS (Sistema Único de Saúde) por falta de verba. O humorista está internado desde o dia 13 de março e precisou da espécie de "pulmão artificial" após piora do quadro de saúde.

O mecanismo é utilizado para casos graves quando o paciente não tem mais seu sangue oxigenado pelas membranas do corpo e precisa que isso seja feito fora dele. O paciente pode ficar semanas nessa condição dependendo do nível de melhora ou piora que ele apresente. É como se os verdadeiros pulmões ficassem descansando e se regenerando.

No Brasil, o tratamento foi barrado em 2015 pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), segundo o jornal Correio Braziliense. O Conitec levou em conta que as pesquisas existentes sobre o tratamento mostram a eficácia dele, porém, para seu uso, são necessários centros especializados e um gasto bastante elevado. 

Blog: O Povo com a Notícia