Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 16 de outubro de 2021

Pernambuco tem Dia D neste sábado para atualizar caderneta de vacinação de crianças e adolescentes

Pernambuco promove, neste sábado (16), o Dia D da Campanha de Multivacinação, que tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. Como consequência do isolamento social e das medidas de proteção ao longo da pandemia de Covid-19, um percentual alto de pais e responsáveis deixou de ir aos postos de saúde para colocar em dia a caderneta de vacinação dos menores de 15 anos. 

O resultado é que o Estado não atingiu a meta de cobertura mínima para as vacinas indicadas para proteção desse público. Nessas faixas etárias, é indicada a aplicação de alguns imunobiológicos que já fazem parte do calendário de rotina nos postos de saúde, como poliomielite, hepatites A e B, tríplice viral, rotavírus humano e dTp, entre outras.

“Estamos preocupados com a baixíssima cobertura das vacinas para este público. Muitas das doenças que são evitáveis por esses imunizantes são ainda mais graves para as crianças do que a Covid-19. Com as atuais coberturas, todos, mas especialmente as crianças, estão correndo perigo. É cada vez mais latente o risco do retorno de doenças que estavam erradicadas ou com baixa ocorrência, até porque não atingimos meta para nenhuma das vacinas indicadas para o público infantil em 2021”, alerta o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo.

Pais, mães ou responsáveis por crianças e adolescentes menores de 15 anos devem se dirigir aos mais de 2,4 mil postos de vacinação espalhados pelo território pernambucano.

“Para revertermos à situação e protegermos nossas crianças, precisamos que vocês, pais, mães ou responsáveis compareçam ao posto de vacinação mais próximo, para que um profissional de saúde faça a análise do cartão e, se necessário, aplique as doses em atraso. Se você ama seu filho, não deixe de levá-lo a um posto de vacinação”, ressaltou Longo.

A campanha de multivacinação segue até o dia 29 deste mês. Durante esse período, estarão disponíveis 18 vacinas. Para as crianças com menos de 7 anos, serão disponibilizadas vacinas de BCG, hepatite B, pentavalente, poliomielite, rotavírus, pneumocócica 10, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, varicela, hepatite A e DTP. Quem tem entre 7 e 14 anos pode receber vacina de hepatite B, tríplice viral, febre amarela, varicela, difteria e tétano adulto, meningocócica ACWY, HPV, e dTpa, por exemplo.

Cobertura vacinal

Atualmente, a cobertura vacinal em Pernambuco para os imunobiológicos indicados às crianças menores de 1 ano se configura da seguinte forma: BCG (71,95%), pneumocócica (68,63%), pentavalente (66,87%), poliomielite (66,63%), meningocócica (65,43%) e rotavírus humano (65,03%).

A situação se repete quando observado o público maior de um ano de idade: hepatite A (62,89%), tríplice viral – doses 1 e 2 (72,19% e 44,02%), meningocócica C (66,30%), pneumocócica (66,08%), poliomielite – 1º reforço (51,98%) e 2ª reforço (40,10%), dTp – 1º reforço (57,57%) e 2ª reforço (47,26%) e varicela (63,86%).

“Os municípios devem elaborar estratégias que possibilitem o acesso desse público-alvo de maneira efetiva e rápida. Alternativas podem ser criadas, como a abertura de postos de saúde ou pontos de vacinação nos fins de semana, e até mesmo ir às escolas realizar a imunização no local”, afirmou a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo.

Blog: O Povo com a Notícia