Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 2 de julho de 2022

Com nova onda de Covid, taxa de ocupação de UTIs sobe 9% em duas semanas e chega a 85% na rede pública de Pernambuco

Com a nova onda de casos de Covid-19 em Pernambuco, a taxa de ocupação de leitos de UTIs para pacientes de doenças respiratórias na rede pública aumentou 9%, em duas semanas.

No dia 17 de junho, 76% das UTIs para casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no Sistema Único de Saúde estavam ocupadas. Na última quinta-feira (30), esse percentual chegou a 85%.

A última vez em que a ocupação esteve tão alta foi no dia 10 de fevereiro deste ano. Naquele mês, 86% das UTIs estavam com pacientes, segundo os boletins divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde.

O aumento da ocupação de leitos de UTI ocorreu mesmo com o esforço do estado para abrir novos leitos.

Há duas semanas, havia 665 unidades para tratamento intensivo em Pernambuco. Nesta sexta-feira (1º), eram 700. isso significa 35 a mais do que no dia 17 de junho.

O percentual de ocupação de leitos de enfermaria para pacientes com SRAG também aumentou nos últimos 14 dias, passando de 41% para 59%. Nesse caso, porém, houve uma redução dos leitos disponíveis, que eram 818 e agora são 762.

Rede privada

Na rede privada, os números seguem bem parecidos com o de duas semanas atrás. A ocupação das UTIs, que era de 66%, chegou a 70% no dia 27 de junho, mas voltou ao patamar de 66%; de acordo com os boletins da SES.

O mesmo aconteceu com a ocupação de leitos de enfermaria, que era de 8% no dia 17, chegou a 9% em 19 de junho, mas recuou novamente e tem se mantido em 8% desde o dia 22.

Casos

Enquanto isso, a média móvel de casos de Covid-19 segue crescendo. Ela era de 1.164 casos em 17 de junho e atingiu 1.876 casos na quinta-feira (30). É o maior valor para a média móvel da doença em Pernambuco desde 23 de março.

O último dia de junho terminou com a identificação de 3.601 novos casos de coronavírus no estado e com seis novos óbitos causados pela doença.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia