Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 5 de julho de 2022

CPIs do MEC e contra o PT saem só depois das eleições, diz Pacheco


O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou a líderes de bancadas nesta terça-feira (05) que dará sequência à CPI (Comissões Parlamentares de Inquérito) para investigar o balcão de negócios no Ministério da Educação com pastores amigos do ex-ministro Milton Ribeiro, conhecida como CPI do MEC.

A abertura do colegiado, no entanto, deve ficar para depois das eleições. Em reunião remota na manhã desta 3ª feira (5.jul), Pacheco disse aos senadores que lerá o pedido de abertura da CPI no plenário da Casa ainda esta semana.

Ele fará o mesmo com os pedidos para investigar o crime organizado no país e obras inacabadas da Educação de 2006 a 2018, período que abrange principalmente governos do PT.

Fora a própria entrega dos requerimentos, esse é o 1º passo necessário para que as comissões sejam efetivamente instaladas. Todas elas devem ficar só para depois do 2º turno, marcado para 30 de outubro, atendendo à posição defendida pela maioria dos senadores que participaram da conversa.

Como cabe aos líderes indicar os integrantes de cada CPI de acordo com a proporcionalidade dos blocos partidários, está na mão deles o ritmo de instalação e funcionamento das comissões.

Os senadores contrários à abertura imediata das CPIs afirmaram na reunião temer que elas se transformem em “palanque eleitoral”....

O autor do pedido da CPI do MEC é o líder da Oposição na Casa, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), um dos coordenadores da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Já o 1º signatário da comissão sobre obras inacabadas em gestões petistas é o líder do Governo no Senado, Carlos Portinho (PL) —aliado, portanto, do presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição....

“Aguardarei até amanhã (4ª feira) a leitura do requerimento para instalação da CPI do MEC. Caso não ocorra, não restará, lamentavelmente, à oposição outra alternativa a não ser recorrer ao Supremo Tribunal Federal”, declarou Randolfe em vídeo distribuído a jornalistas depois de, segundo sua assessoria, abandonar a reunião de líderes.

Para o líder da Minoria no Senado, Jean Paul Prates (PT-RN), argumentar que a proximidade da ida às urnas é um impeditivo para abrir CPIs corresponde a “blindar” o período eleitoral. “Se a moda pega, você vai ter 6 meses antes da eleição em que vale tudo”, afirmou. (Via: Poder 360)

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia