Ganho de eficiência energética nas edificações é um dos grandes benefícios que a cor branca nos telhados e coberturas dos imóveis proporciona. De acordo com uma pesquisa realizada pelo cientista Akbari Hashem, do Lawrence Berkley National Laboratory, esse tom reduz em torno de 30% a conta de energia elétrica e entre 40% e 70% a temperatura dos ambientes.
Entretanto, apesar do estudo ter virado tendência mundial, no Brasil, as casas e edifícios ainda não aderiram ao conceito de sustentabilidade.
Segundo o pesquisador, pintar um telhado acarreta em uma redução de até 96% dos raios UV e, consequentemente, da reflexão superior a 80% dos raios solares.
Dessa forma, com minimização das ondas de calor, há uma menor emissão de CO2 – responsável pelo efeito estufa e o aquecimento global.
Outra vantagem para os cidadãos é a extensão de vida útil do telhado, uma vez que, ao tingir o telhado de branco, é usada uma tinta impermeabilizante que protege o material, evitando a proliferação de fungos, com recomendação do especialista de reaplicação a cada cinco anos.