Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Flopou? Greve dos caminhoneiros marcada para esta semana tem baixa adesão por parte dos motoristas

A greve dos caminhoneiros programada para acontecer nesta quinta-feira (4) teve baixa adesão por parte dos motoristas, conforme aponta o portal Metrópoles. O líder da manifestação, Francisco Burgardt, mais conhecido como Chicão Caminhoneiro, disse que o movimento fracassou pois houve sabotagem. 

Antes disso, o grupo havia tentado impulsionar a iniciativa com um vídeo. Chicão, acompanhado do desembargador aposentado e influenciador de direita Sebastião Coelho, apareceu nas redes sociais na última quinta-feira (4) exibindo o momento em que ambos estiveram no Palácio do Planalto para protocolar um documento comunicando a intenção da greve. Entretanto, a mobilização não ganhou força. 

O Sindicato dos Caminhoneiros (Sindicam) informou que se a greve fosse aderida, os caminhoneiros teriam apoio deles. Entre as pautas que o grupo pretendia levar adiante estavam reivindicações como a revisão do Marco Regulatório do Transporte de Cargas, o fortalecimento da estabilidade contratual dos motoristas e o cumprimento efetivo das normas que regem a categoria. Também estava na lista o pedido de aposentadoria especial após 25 anos de trabalho, comprovada por documentação fiscal ou recolhimento.

Um dos principais representantes do setor, o deputado federal Zé Trovão (PL-SC), não apoiou a greve. “Vocês não estão querendo defender quem está preso, vocês não estão querendo defender o presidente Bolsonaro, vocês estão querendo defender interesses próprios, porque até a pauta que vocês trazem não resolve os problemas do transporte […] Querem fazer? Façam. Se der certo, ótimo, mas eu não vou apoiar”, disse, segundo a reportagem.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram