Com a chegada oficial do verão, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê altas temperaturas no Brasil e Ministério da Saúde orienta sobre como prevenir a desidratação, a insolação e o câncer de pele diante de dias secos e calor excessivo.
Evitar permanecer sob o sol entre 10h e 16h, usar roupas leves, de cores claras e que não fiquem apertadas ao corpo, além de optar pelo protetor solar com fator de proteção solar (FPS) acima de 30 e beber líquidos durante todo o tempo, com prioridade para água, são algumas das medidas que devem ser adotadas durante esse período.
As enfermidades mais comuns durante o verão são a desidratação, quando há maior perda do que ingestão de líquido, a insolação quando o corpo atinge mais de 40º C e o mais grave que é o câncer de pele e está relacionado à exposição excessiva ao sol sem proteção.
O Ministério também ressaltou a importância de ficar atendo as sintomas que o corpo pode apresentar durante o verão, como cansaço excessivo, tontura, dor de cabeça, fraqueza, náuseas e sensação de mal-estar.
Em alguns casos, a ingestão de bastante líquido e a procura por sombra e locais mais frescos podem ajudar. Já em casos de sintomas graves, a orientação é procurar apoio médico em Unidades Básicas de Saúde (UBS) espalhadas em todo o país.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram
