Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 27 de dezembro de 2025

Pesquisa mostra petistas de direita e bolsonaristas de esquerda

Uma pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha na noite desta sexta-feira (26) revela uma contradição entre a identificação ideológica dos brasileiros e o apoio a lideranças políticas como Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro. De acordo com o levantamento, 34% dos petistas se dizem de direita e 14% dos bolsonaristas se identificam com a esquerda.

Para analisar a identificação dos brasileiros com líderes políticos, o Datafolha pediu aos entrevistados que se posicionassem numa escala de 1 a 5, em que 1 correspondia ao bolsonarismo e 5 ao petismo. Foram classificados como bolsonarista quem marcou 1 ou 2, como petistas os que escolheram 4 ou 5, e como neutros os que ficaram com o 3.

Já a identificação ideológica foi aferida numa escala de 1 a 7. Quem se enquadrou nas posições 1 e 2 foi considerado de esquerda, na 3, de centro-esquerda, na 4, de centro, na 5, de centro-direita, e nas 6 e na 7, de direita.

Ao cruzar os dados, o Datafolha identificou que, dos que se declaram petistas, 34% afirmam ser de direita ou centro-direita, 47% se identificam como de esquerda ou centro-esquerda, 9% se colocam no centro e 9% dizem não saber como se classificar.

Entre os bolsonaristas, 76% se identificam como de direita ou centro-direita, 14% afirmam ser de esquerda ou centro-esquerda, 8% se dizem de centro e 2% não souberam responder.