Três médicas ginecologistas do Hospital Heliópolis, na zona sul de São Paulo, foram flagradas pela TV Globo fazendo compras e frequentando aulas de pilates durante o expediente, quando deveriam estar atendendo pacientes. Após a denúncia, todas foram afastadas.
Márcia Kamilos, Silmara Fialho e Mara Gomes integram o quadro de ginecologia da unidade. Apesar disso, pacientes relatavam há meses dificuldade para conseguir consultas, sempre sob a justificativa de falta de vagas.
Segundo a reportagem, Márcia Kamilos foi afastada do hospital em dezembro de 2024 após apresentar um atestado médico de 365 dias por "capacidade laborativa prejudicada", ou seja, a condição de saúde dela estava comprometida a ponto de não conseguir exercer as atividades. Mesmo assim, a equipe da TV Globo conseguiu marcar consulta com ela em uma clínica particular. A médica também participou de congressos e palestras ao longo de 2025.
Já Silmara Fialho, cuja escala prevê trabalho às segundas-feiras, das 7h às 15h, e às quartas, das 7h às 14h, foi flagrada chegando atrasada, saindo antes do fim do expediente e fazendo compras no centro de São Paulo durante o horário de trabalho.
Mara Gomes, por sua vez, que deveria cumprir carga de 10 horas às segundas e quartas e seis horas às sextas, ficou cerca de três horas fora do hospital. As câmeras da equipe de reportagem registraram a médica em aulas de pilates e almoçando antes de retornar ao serviço.
Informações obtidas no Portal da Transparência do Estado de São Paulo apontam que, de janeiro a outubro de 2025, as médicas Márcia Kamilos, Mara Gomes e Silmara Fialho receberam salários que somam mais de R$ 210 mil.
Em nota, o Hospital Israelita Albert Einstein, responsável pela gestão do Hospital Heliópolis, confirmou, na noite desta quinta-feira (4), o afastamento das três profissionais. A partir desta sexta (5), pacientes com consultas marcadas serão atendidas por novos médicos remanejados para suprir a demanda.
A instituição destacou ainda que, por se tratar de servidoras públicas, eventuais medidas disciplinares só podem ser adotadas pelo Estado. As médicas permanecerão afastadas das atividades assistenciais até a conclusão do processo.
Silmara e Mara foram procuradas pela TV Globo, mas não se manifestaram. Já Márcia Kamilos afirmou que a administração do hospital tem total ciência do afastamento dela e da documentação apresentada.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram
