Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

📍PRIVATIZAÇÃO DA COMPESA – O CASO DE SERRA TALHADA; VEJA

O governo de Pernambuco apresentou dados irreais no edital de privatização do saneamento. Ao menos 66 municĂ­pios tiveram o Índice de Atendimento de Esgoto (IAE) inflados. Esses erros podem gerar um prejuĂ­zo de atĂ© 2,9 bilhĂ”es de reais aos cofres pĂșblicos, segundo denĂșncia apresentada ao TCE pelo PROCOMPESA - Associação dos Empregados do Grupamento Superior da Compesa.

De acordo com o diagnĂłstico do BNDES, encomendado pelo prĂłprio Governo de Pernambuco previamente ao edital, Serra Talhada tem 0% de tratamento de esgoto.

Mesmo assim, o governo declarou no edital que o municĂ­pio teria 86% de esgoto tratado. Sim, 86%!
Essa alteração passa a ideia de que falta pouco para alcançar a universalização—e, com isso, as empresas privadas entram acreditando que precisarĂŁo investir menos.

Resultado? Menos obras, mais atraso e prejuízo direto para a população, seja através do aumento de tarifas ou de possível pagamento de indenização pelo Governo de Pernambuco à empresa privada devido ao erro.

Enquanto famĂ­lias convivem com esgoto a cĂ©u aberto, o edital pinta Serra Talhada como exemplo de eficiĂȘncia. Uma ficção que esconde doenças, mau cheiro e abandono.

Acompanhe o Blog O Povo com a NotĂ­cia tambĂ©m nas redes sociais, atravĂ©s do Facebook e Instagram

VĂ­deo: