Você sabia que existe um momento da vida em que o corpo começa a envelhecer mais rapidamente? Um estudo recente apontou que há uma idade específica em que o processo de envelhecimento se acelera, ajudando a compreender com mais precisão o que acontece no organismo.
Embora o envelhecimento não ocorra da mesma forma para todas as pessoas, os pesquisadores identificam um ponto de virada. Por volta dos 50 anos, o corpo tende a experimentar uma aceleração natural desse processo.
O que acontece?
Os tecidos e órgãos começam a perder funcionalidade de maneira mais rápida, com uma queda maior nos vasos sanguíneos. De acordo com cientistas da Academia Chinesa de Ciências, essas mudanças podem ser medidas através de uma análise detalhada de proteínas presentes nos tecidos humanos, que funcionam como marcadores da saúde dos órgãos.
Os pesquisadores analisaram amostras de 76 doadores com idades entre 14 e 68 anos. No total, foram avaliados 516 tecidos de diferentes sistemas do corpo, como o cardiovascular, o digestivo, o respiratório, o imunológico e o muscular. Além disso, foram coletadas amostras de sangue complementares.
Foi possível notar que a faixa entre 45 e 55 anos concentra mudanças profundas, sobretudo na aorta, que teve sinais intensos de desgaste.
Doenças ligadas ao envelhecimento
Também foi realizado um comparativo das proteínas identificadas com bancos de dados de doenças. Com isso, foram identificadas 48 proteínas ligadas a condições que tendem a surgir com o envelhecimento.
Elas estão associadas a problemas como doenças cardiovasculares, fibrose, gordura no fígado e até tumores hepáticos. Além disso, o estudo revelou que o pâncreas e o baço também passam por alterações significativas nessa fase da vida.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram
