Socialite.activate (elemento, 'Widget');

domingo, 17 de novembro de 2013

Conheça Pedra Furada em Venturosa-PE


O município de Venturosa localiza-se no agreste do Estado de Pernambuco. É uma modesta cidade enclavada numa região cercada por maciços rochosos que se destacam na paisagem formando várias elevações. Limita-se com os municípios de Pesqueira, Pedra, Alagoinha e Caetés, fazendo parte da região do Vale do Ipanema e banhada pela bacia do mesmo rio.
 
Em Venturosa, na zona rural do município, encontram-se belas formações rochosas de encantar a vista dos visitantes. Entre estas, chama a atenção a Pedra Furada, gigantesco monólito que se destaca por possuir uma passagem em seu interior, dando a mesma a aparência de um arco. Consiste em belo monumento que a natureza construiu e que continua em pé para nossa admiração.

A Pedra Furada é, na realidade, uma única rocha - um granito - de textura grossa onde percebe-se claramente os minerais componentes (quartzo, micas, feldspato, etc) e suas formas. O local oferece também uma bela visão do entorno, através do mirante existente onde se encontra um cruzeiro, no topo da rocha. De lá avista-se plantações, áreas de criação, açudes, vegetação nativa, habitações rurais, entre outras coisas.
A Pedra Furada é um dos sete pólos de ecoturismo de Pernambuco apresentado pela Embratur. Em 1985, a Prefeitura de Venturosa construiu o Parque Municipal Pedra Furada que dispõe de uma infra-estrutura básica. Seu acesso é feito por uma trilha com escadaria contendo 360 degraus. Constituído por um enorme bloco de formação granítica, com aproximadamente 50 metros de altura, a pré-histórica pedra contém diversas inscrições rupestres e é utilizada para prática de esportes radicais.
A subida na pedra é excelente para a prática do rapel, sendo que parte é apoiada e na grande abertura da rocha, um rapel livre (negativo).
Na trilha é necessário levar bastante líquido devido a elevada temperatura local em quase toda época do ano e protetor solar.
Além da Pedra Furada, o município de Venturosa tem como pontos turísticos outros sítios arqueológicos de grande valor histórico-científico: como a Pedra do Tubarão, onde foi descoberto um cemitério de índios pré-históricos; Peri-Peri ou Morro dos Ossos, formados por dois grandes blocos de granito, que afloram em meio a uma planície e que possuem em suas paredes inúmeras pinturas rupestres.
Blog: O Povo com a Notícia