Os testes da Adutora do Pajeú, trecho Afogados, forma retomados na tarde de ontem (27), após serem interrompidos devido a existência de tubos de ferro passando por baixo da linha de alta tensão da Chesf.
Por uma questão de segurança, a Chesf recomendou que a Compesa usasse tubos de fibra no lugar dos metálicos para evitar a criação de um campo magnético que pudesse interferir na linha de transmissão de energia. A Compesa concluiu este serviço na última segunda-feira (25).
No momento, os técnicos da companhia estão aguardando a cura (secagem do concreto) dos blocos de apoio da linha para reiniciar a operação. Caso tudo corra dentro do esperado, estaremos voltando a abastecer as cidades de Serra Talhada, Calumbi, Carnaíba e Quixaba e em condições de abastecer também as cidades de Afogados da Ingazeira e Tabira, com água do Rio São Francisco, até esta quinta-feira (28). Enquanto a obra era realizada, a água estava chegando suja e com mau cheiro em Serra Talhada.
A obra executada pelo Dnocs que vai reforçar, neste primeiro momento, o abastecimento de água das cidades de Serra Talhada, Calumbi, Carnaíba, Quixaba, Afogados da Ingazeira e Tabira, no Sertão do Pajeú.
A Compesa e o Dnocs continuam trabalhando em conjunto na busca de soluções para o abastecimento de outras cidades da região, como: Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, Ingazeira, Iguaraci, Tuparetama, Santa Terezinha, São José do Egito, Itapetim e Brejinho, incluídas na segunda etapa das obras da Adutora do Pajeú. Com informações Blog do Luiz Carlos.
Blog: O Povo com a Notícia