Pela primeira vez no ano, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), estará frente a frente com os prefeitos eleitos no estado. Ele se reúne hoje, às 10h, por videoconferência, com os gestores dos municípios litorâneos para discutir medidas de combate à Covid-19. O encontro visa fortalecer a parceria com os novos prefeitos para ampliar a fiscalização de bares e barracas de praia e coibir aglomerações nas praias pernambucanas.
Para a reunião de hoje, foram convidados os prefeitos dos seguintes municípios: Recife (João Campos, PSB), Olinda (Professor Lupércio, Solidariedade), Paulista (Yves Ribeiro, MDB), Itamaracá (Paulo Batista, Republicanos), Igarassu (Professora Elcione, PTB), Goiana (Eduardo Honório, PSL), Jaboatão dos Guararapes (Anderson Ferreira, PL), Cabo de Santo Agostinho (Keko do Armazém, PL), Ipojuca (Célia Sales, PTB), Sirinhaém (Camila Machado, PP), Barreiros (Carlinhos da Pedreira, PP), Rio Formoso (Isabel Hacker, PSB), Tamandaré (Carrapicho, Republicanos) e São José da Coroa Grande (Pel Lages, Cidadania).
A reunião também é uma oportunidade para Paulo Câmara ter um “termômetro” de como será a relação com os prefeitos nos seus dois últimos anos de mandato, já que algumas das principais cidades de Pernambuco, como Olinda, Jaboatão e Paulista, estarão representadas. Entretanto, o cenário pode não ser dos mais receptivos ao governador. Dos 14 prefeitos chamados, apenas dois são do PSB. Os outros 12, inclusive, derrotaram candidatos do partido ou apoiados pela sigla nas últimas eleições.
No grupo estão opositores como Anderson Ferreira (que esteve no palanque de Marília Arraes no segundo turno das eleições do Recife) e também nomes que chegaram a participar de gestões do PSB, como Keko do Armazém, que foi vice-prefeito de Lula Cabral (PSB) no Cabo, mas rompeu com o socialista e o derrotou no último pleito. Há ainda quem pode pleitear voos mais altos em 2022, como Professor Lupércio, reeleito em Olinda ainda no primeiro turno.
Além dos prefeitos, participarão do encontro os secretários estaduais André Longo (Saúde), Rodrigo Novaes (Turismo), Humberto Freire (Executivo de Defesa Social), José Neto (Casa Civil), Alexandre Rebelo (Planejamento) e Guilherme Rocha (Administrador de Fernando de Noronha). No réveillon, foram registradas cenas de aglomerações em locais do litoral pernambucano como a Praia dos Carneiros, em Tamandaré.
Blog: O Povo com a Notícia