A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) divulgou nesta quarta-feira (26) os resultados preliminares de um estudo que testou 506 gestantes que se infectaram com a Covid-19 e detectou 68 casos de transferência de anticorpos da doença da mãe para o filho.
Desenvolvida com o apoio do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad), Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) e da Universidade Federal de Uberlândia, a pesquisa tem o objetivo de testar 4 mil mães.
Segundo a CNN, a pesquisa faz o teste do pezinho e a gota de sangue no papel filtro coletada para a triagem neonatal é utilizada no estudo. O objetivo é fazer com que os bebês não passem por nenhum procedimento diferente do comum.
A pesquisa ainda acompanha os bebês para saber a duração da imunidade contra a Covid-19 adquirida. Os resultados podem dar respostas sobre uma futura vacinação de bebês.
Na última sexta-feira (21), a Bahia registrou o primeiro recém-nascido baiano que nasceu com anticorpos contra a Covid-19, em Salvador, depois de a mãe ter sido imunizada com a primeira dose da vacina Oxford AstraZeneca em 4 de fevereiro e a segunda dose em 5 de maio, dezesseis dias antes do parto.
Blog: O Povo com a Notícia