Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 14 de maio de 2021

FAKE: vídeo de enchente levando carros, atribuído a Sapé na Paraíba, foi em São Paulo

 Assista:


Devido às fortes chuvas que caem em algumas cidades da Paraíba, desde essa quinta-feira, dia 13, muitos vídeos e fotos de transtornos e tragédias que teriam sido causados pela força das águas circulam com mais intensidade nas redes sociais e aplicativos de conversa.

Na manhã desta sexta-feira, dia 14, um vídeo que mostra carros sendo arrastados e lojas sendo inundadas enquanto populares assistem atônitos à toda destruição foi propagado como sendo na cidade de Sapé, na Mata paraibana.

O vídeo na verdade foi gravado em novembro de 2020 durante uma forte chuva que durou cerca de uma hora e causou grandes estragos na cidade de São Carlos, em São Paulo. De acordo com as informações choveu 138 milímetros durante o intervalo de 1 hora.

PB Agora ressalta a importância da checagem dos fatos antes do compartilhamento da informação, haja vista as fake news já viraram um problema mundial capaz de afetar pessoas, instituições e gestões públicas.

Hoje em dia é muito simples checar se uma determinada informação é verdadeira, ou não, através da própria internet.

Vale ressaltar ainda que dependendo do conteúdo, da proporção que a informação falsa tomar e das pessoas que ela atinge, os responsáveis por compartilhar a fake podem pagar na Justiça pelo seu ato.

Blog: O Povo com a Notícia