Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 15 de maio de 2021

Há 15 anos, São Paulo teve ‘lockdown’ durante ataques de facção e revide de policiais

Há exatos 15 anos São Paulo teve um dia de "lockdown", mas o confinamento da população naquela ocasião não foi determinado pelo governo estadual. Tampouco ocorreu em razão de pandemia para tentar conter a propagação de algum vírus mortal, como acontece atualmente com a Covid.

A maior cidade do país parou no início da noite daquela segunda-feira de 15 de maio de 2006 por causa dos ataques do Primeiro Comando da Capital (PCC), facção que age dentro e fora dos presídios. E também devido ao revide das forças de segurança do estado.

De um lado, os integrantes do PCC já tinham começado a chamar a atenção da imprensa e da sociedade dias antes, com rebeliões em presídios e presos protestando contra a transferência de membros da facção para uma penitenciária de segurança máxima na véspera do Dia das Mães.

Depois, membros da quadrilha soltos nas ruas passaram a receber os "salves" (ordens de dentro das cadeias) para atacarem alvos da segurança do governo estadual. Se os criminosos não obedecessem, seriam mortos pela própria organização. Bases foram alvejadas a tiros e agentes de folga acabaram baleados e mortos de surpresa pelos bandidos.

De outro lado, houve retaliação aos ataques por parte dos policiais, que saíram às ruas matando bandidos, suspeitos e até inocentes, segundo especialistas ouvidos pelo G1 (saiba mais clicando aqui).

Blog: O Povo com a Notícia