Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 5 de maio de 2021

Mais uma batalha vencida, diz Bruno Covas após intubação e alta da UTI

Após sair da intubação e receber alta da UTI, o prefeito Bruno Covas (PSDB) postou nesta terça-feira (4) mensagem em suas redes sociais citando "mais uma batalha vencida". Nesta terça, Covas foi liberado para ser transferido a uma unidade semi-intensiva do Hospital Sírio-Libanês. Ele havia sido intubado para estancar um sangramento no estômago.

"Mais uma batalha vencida. Tenho fé que vou vencer cada obstáculo", escreveu, em foto ao lado do filho Tomás, no Hospital Sírio Libanês.

Covas está em tratamento de um câncer que originou-se na cárdia e depois afetou também o fígado. Ele iniciou o tratamento em 2019 e vinha evitando, desde então, afastar-se de suas funções na prefeitura, limitando suas licenças médicas. No domingo, o prefeito decidiu se licenciar por 30 dias do comando da Prefeitura de São Paulo. Neste período, o vice-prefeito, Ricardo Nunes (MDB), chefiará o Executivo.

Covas também agradeceu as mensagens de carinho e a Nunes. "Agradeço sinceramente por serem tão generosos comigo. Agradeço também ao Ricardo Nunes e toda nossa equipe da Prefeitura que vêm cumprindo nossa diretriz de não deixar parar nada e avançar com o trabalho e cumprir nossos compromissos com a população de São Paulo", afirmou.

O prefeito ainda brincou sobre a torcida para o Santos, contra o The Strongest, na Copa Libertadores.
Covas recebeu alta para sair da UTI após passar por procedimentos para estancar um sangramento no estômago, informou a equipe médica dele nesta terça-feira (4).

Covas foi extubado na noite desta segunda-feira (3), após o sangramento na cárdia, uma região do estômago, ter sido estancado com procedimento endoscópico de hemostasia. Segundo os médicos de Covas, o procedimento foi bem-sucedido. O prefeito também recebeu uma transfusão de sangue.

Segundo os médicos, Covas foi intubado como estratégia para evitar que os coágulos fossem aspirados e e contaminassem a via aérea.

A equipe médica definiu o sangramento do prefeito como um evento pontual, que obrigou a equipe a fazer "uma mudança de rota".

"Onde tinha a lesão tumoral, ao longo do tratamento essa lesão regrediu e fez uma úlcera e cicatriz, e foi esse ponto que sangrou", disse o médico Tulio Pfiffer, explicando o motivo do sangramento.

Segundo ele, ainda é cedo para avaliar como o episódio afeta a doença. "É muito cedo para concluir se isso tem uma relação positiva ou negativa em relação à evolução da doença", disse.

Nesta tarde, o sangramento havia cessado há 28 horas, segundo a equipe do prefeito. Covas foi encaminhado para a realização de uma tomografia.

Ainda não se sabe quando Covas retomará os tratamentos de quimioterapia e imunoterapia, que foram interrompidos. Isso depende da recuperação do sangramento.

Blog: O Povo com a Notícia