Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 28 de maio de 2021

'O presidente não combate o vírus', diz governador de PE sobre ação de Bolsonaro no STF contra restrições em meio à pandemia

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), se manifestou nas redes sociais sobre a ação movida pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que acionou na quinta (27) o Supremo Tribunal Federal (STF) contra medidas determinadas para evitar a expansão da Covid no estado e também no Paraná Rio Grande do Norte.

"O país precisa de mais vacinas, ampliação da testagem, apoio financeiro para a população. Mas o presidente não combate o vírus, ao contrário, caminha na direção oposta, enquanto encena embates de baixo nível, para uma plateia cada vez menor", declarou o governador.

Por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), Bolsonaro questionou através de uma ação direta de inconstitucionalidade se estão de acordo com a Constituição as normas adotadas pelos governos desses três estados e afirmou que é preciso garantir a convivência de direitos fundamentais como os de ir e vir, de trabalho, à vida e à saúde.

Câmara apontou que há indícios de uma nova onda no país. "A cada dia, a conta que Jair Bolsonaro prestará à história fica mais clara pela sua opção de condenar à morte e à miséria milhares de pessoas. Um erro que se consolida como irreparável. Um alto preço que 456.674 brasileiros pagaram com a própria vida", escreveu Câmara em sua rede social.

Pernambuco vive um dos momentos mais críticos desde o começo da pandemia e, na quarta-feira (26), completou três meses registrando mais de 90% de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mesmo diante da abertura de cerca de 720 novos leitos entre março e maio deste ano.

Em 65 cidades do Agreste, o governo estadual decretou quarentena rígida, em que apenas atividades autorizadas podem funcionar, entre a quarta (26) e 6 de junho. Para cidades da Zona da Mata e da Região Metropolitana do Recife, a proibição de atividades e fechamento de praias e parques acontece nos finais de semana, no mesmo período.

Em 21 de maio, Pernambuco bateu o recorde de casos confirmados em um só dia, com 3.969 pacientes registrados com a doença, superando o dia 19 do mesmo mês, quando o estado confirmou 3.440 casos. Até a quinta-feira (27), o estado totalizou 472.590 infectados e 15.595 mortes devido à doença.

Ainda na rede social, Paulo Câmara afirmou ter confiança de que o Supremo Tribunal Federal "não deixará essa atitude absurda prosperar".

Decisões anteriores

Em 2020, decisões do plenário do Supremo Tribunal Federal garantiram a estados e municípios autonomia para tomar providências de forma a evitar a propagação da Covid-19.

Em março deste ano, o presidente Bolsonaro ingressou com uma ação no tribunal para derrubar decretos de dois estados e do Distrito Federal. Esses decretos instituíram medidas de isolamento social para conter a pandemia de Covid-19.

Mas o pedido foi rejeitado por decisão individual do decano (mais antigo ministro) do STF, Marco Aurélio Mello. (Via: G1 PE)

Blog: O Povo com a Notícia