Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 1 de julho de 2022

PE: Eleição deste ano tende a ser decidida no Recife


Com 1.215.548 eleitores, o equivalente a 17,32% do eleitorado do estado, a capital pernambucana terá como nunca um papel determinante no resultado da eleição para governador e senador em outubro. A disputa está acirradíssima com cinco pré-candidatos a governador, todos com boa performance e forte expectativa para a disputa propriamente dita.

Dos postulantes, apenas Danilo Cabral e Marília Arraes já foram vereadores na capital pernambucana, e Anderson Ferreira quando deputado federal obteve expressiva votação na cidade, enquanto Miguel Coelho e Raquel Lyra nunca tiveram muita afinidade eleitoral com o Recife, uma vez que suas atuações no legislativo se davam mais para o interior.

Ter uma campanha organizada na capital pernambucana é sinônimo de bom desempenho em todo o estado, uma vez que raramente um governador ou senador se elege no movimento do interior para a capital, mas sim da capital para o interior. Como a disputa tende a ser em dois turnos, será fundamental que Anderson, Danilo, Marília, Miguel e Raquel tenham pilares de sustentação na capital.

O postulante do PL conta com André Ferreira que ajudará a puxar sua campanha, Danilo por sua vez conta com um exército de vereadores, do próprio prefeito João Campos e de lideranças que estarão em seu palanque, Marília pela sua trajetória no Recife, chegando a disputar a prefeitura, contará naturalmente com uma boa retaguarda eleitoral, enquanto Raquel dependerá fortemente de Armando Monteiro, Daniel Coelho e Priscila Krause, todos com votações expressivas no Recife em pleitos anteriores, e Miguel Coelho dependerá exclusivamente de Mendonça Filho para se fazer conhecido e competitivo no maior colégio eleitoral do estado.

Por esses fatores, nenhum candidato poderá negligenciar a campanha no Recife, sob pena de sofrer um abalo eleitoral muito forte e sequer chegar ao segundo turno, o que exige tanto dos aspirantes a governador quanto a senador um olhar especial para o maior colégio eleitoral do estado na campanha propriamente dita. (Via: Coluna da Folha - Edmar Lyra)

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia