Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 18 de junho de 2024

Dominados por facções, municípios de Pernambuco estão entre os mais violentos do País

Onze municípios de Pernambuco com mais de 100 mil habitantes fazem parte da lista dos que tiveram a maior taxa de homicídios do País, segundo o Atlas da Violência 2024, divulgado nesta terça-feira (18). O levantamento deixa claro que o avanço das facções criminosas, especializadas no tráfico de drogas, é o principal problema a ser enfrentando para os estados conseguirem reduzir os números de assassinatos.

O estudo, desenvolvimento pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, teve como referência os crimes registrados no ano de 2022. Cinco cidades da Bahia aparecem no topo do ranking nacional: Santo Antônio de Jesus (94,1 mortes por 100 mil habitantes); Jequié (91,9); Simões Filho (81,2); Camaçari (76,6); Juazeiro (72,3).

"Pelo menos até 2022, pelo menos dez facções disputavam territórios em terra e na Baía de Todos os Santos, um espaço geográfico estratégico para a logística de transporte, fornecimento e exportação de drogas e armas. Além do PCC (Primeiro Comando da Capital) e do CV (Comando Vermelho), a Bahia contava com mais oito grupos criminosos fundados no próprio estado, que provocaram conflitos letais derivados de rupturas e alianças, como entre o Bonde do Maluco (BDM) e o PCC. Adiciona-se a esse enredo o longo histórico de violência policial letal", indicou o estudo.

PERNAMBUCO

No ranking nacional, o Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, aparece em 8º lugar entre os municípios com maior taxa de homicídios por 100 mil habitantes.

Não é a primeira vez que o Cabo aparece entre os mais violentos do País. Com 203.440 habitantes, a cidade apresentou taxa de 66,9 mortes violentas por 100 mil habitantes. Em 2022, o Atlas somou 135 homicídios.

Em janeiro daquele ano, o município somou 30 assassinatos - maior número em um único mês desde 2004, quando os casos passaram a ser registrados pela Secretaria de Defesa Social (SDS). A maioria das vítimas (23) tinha entre 18 e 29 anos.

Conforme destacou o Atlas, o Cabo está sob domínio da facção Trem Bala/Comando Litoral Sul (CLS), especializada no tráfico de drogas, comércio ilegal de armas de fogo, tortura e lavagem de dinheiro, também tem ligação com facções do Sudeste, como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e, principalmente, o Comando Vermelho.

Para a polícia, o grupo é bem organizado, com estrutura hierárquica e divisão de tarefas entre os membros: há "olheiros", vendedores de drogas, gerentes do tráfico, homicidas, "laranjas" que emprestam contas bancárias para a lavagem de dinheiro, chefias e líderes da organização.

A facção tem se espalhado por todo o Estado, sobretudo em municípios do Litoral Sul. A maior concentração do grupo, segundo a polícia, está na praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, principal cartão-postal de Pernambuco. Lá, diversas operações já foram realizadas para prender integrantes, mas a organização segue aliciando mais pessoas - principalmente as mais jovens.

A facção também é conhecida pela extrema violência aplicada aos rivais, que, muitas vezes, são torturados, executados e enterrados em cemitérios clandestinos.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.

GUERRA DO TRÁFICO ELEVA MORTES EM PERNAMBUCO

O Atlas da Violência 2024 destacou que Pernambuco manteve, em 2022, uma taxa de 37,7 homicídios por 100 mil habitantes, considerada alta para a média nacional. Além de citar que o Cabo de Santo Agostinho é dominado pela Trem Bala/CLS, o estudo apontou que o município de Camaragibe, que aparece em 35º lugar entre os mais violentos, é dominado pelo PCC.

Já o Recife, sexta capital do País com maior taxa de mortes (44,7), convive com uma forte disputa entre facções ligadas ao PCC e ao Comando Vermelho em vários bairros, segundo o Atlas.

O levantamento ainda pontuou que o Agreste do Estado também tem elevado número de mortes ligadas ao tráfico de drogas - em brigas entre grupos rivais ou de pessoas que têm dívidas. O destaque é para Garanhuns, 37º cidade com maior taxa de homicídios do País. A taxa, em 2022, foi de 48,4 assassinatos por 100 mil habitantes. (Via: Ronda Jc)

MUNICÍPIOS DE PERNAMBUCO NO RANKING NACIONAL:

Cabo de Santo Agostinho - 8º lugar

203.440 habitantes

135 homicídios

Taxa de 66,9 mortes por 100 mil habitantes

Vitória de Santo Antão - 20º lugar

134.084 habitantes

74 homicídios

Taxa de 57,4 mortes por 100 mil habitantes