Uma estudante perdeu a visão do olho direito após usar lentes de contato de forma incorreta. Lara Brandão Tironi, de 18 anos, é moradora da cidade de Barra Velha, em Santa Catarina, e teve ceratite amebiana, infecção rara da córnea provocada por um protozoário encontrado na água.
Lara começou a usar lentes em abril do ano passado para corrigir miopia e astigmatismo, em substituição aos óculos. Embora tenha recebido orientação do médico sobre os cuidados com o equipamento, ela, diz, ignorava as instruções.
"O médico informou que eu não deveria deixar as lentes entrarem em contato com a água. Mas, com a correria do dia a dia, eu queria economizar o tempo que gastava tirando e colocando elas novamente. Então, muitas vezes, tomava banho com elas", afirmou, em entrevista ao portal UOL.
Em 27 de maio, ela passou a ter os primeiros sintomas: lacrimejamento intenso, ardência e inchaço nos olhos. Por causa da dor, no dia seguinte, ela foi até o hospital, onde foi atendida por um oftalmologista.
"Minha visão foi piorando e, no dia 28 de maio, percebi que tudo estava ficando branco. Hoje, perdi 90% da visão do olho direito, estou enxergando apenas vultos. Os médicos me explicaram que a cegueira foi consequência do mau uso das lentes. Não foi culpa da marca, nem nada. A responsabilidade foi toda minha", declarou.
Para recuperar a visão do olho direito, Lara precisará passar por um transplante de córnea. Atualmente, ela faz exames para entrar na fila e ser submetida ao procedimento. "É a única forma de a minha visão voltar, não será 100%, mas acreditamos que até 90% será possível. Como meu caso é grave, o transplante não deve demorar", expôs.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.