Na manhã da última sexta-feira, 21 de junho, Leandro dos Santos Santana, de 31 anos, foi encontrado morto em sua cela no Bloco D do presídio de Paulo Afonso, no Sertão da Bahia. O atestado de óbito revela as causas de homicídio.
O corpo de Leandro foi descoberto por volta das 10h30, cerca de uma hora e meia após seu falecimento. A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada imediatamente, mas ao chegar ao local, o médico apenas pôde constatar o óbito.
Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Paulo Afonso para a realização de necropsia. O Portal ChicoSabeTudo obteve o atestado de óbito, que apontou a causa da morte como asfixia por afogamento, caracterizando o caso como homicídio.
Suspeitou-se inicialmente de suicídio devido à presença de uma corda na cela, que parecia ser um instrumento de enforcamento. No entanto, a corda estava frouxa e os exames revelaram que Leandro foi afogado no vaso sanitário. A necropsia confirmou a presença de água nos pulmões e estômago da vítima.
A Polícia Civil já iniciou as investigações para apurar as circunstâncias da morte de Leandro. Este não é o primeiro caso de morte suspeita no presídio este ano. Em maio, outro detento foi encontrado morto em uma das celas com uma corda ao redor do pescoço, em uma cela compartilhada por mais 12 detentos.
Natural de Paripiranga, BA, Leandro deixa três filhos. A família está em busca de respostas sobre o ocorrido.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.