O Google oficializou na última terça-feira (11), o lançamento do "Modo Ladrão" para dispositivos Android, recurso criado para combater o roubo de celulares. A novidade, que utiliza inteligência artificial (IA) e o acelerômetro do aparelho para identificar a ação criminosa, bloqueia automaticamente a tela do dispositivo após a ação criminosa.
O Brasil será o primeiro país do mundo a receber o "Modo Ladrão", que estará em fase de testes a partir de julho para alguns usuários selecionados. Para participar do programa, é necessário que o aparelho esteja rodando Android 10 ou superior. A ativação do recurso pode ser feita nas configurações do dispositivo.
Funcionamento e medidas adicionais
Ao detectar um movimento brusco que caracterize um roubo, como a retirada abrupta do celular da mão do usuário, o "Modo Ladrão" bloqueia a tela e exibe a mensagem: "Possível roubo detectado: este dispositivo foi bloqueado automaticamente para proteger seus dados". Para desbloquear o aparelho, será necessário inserir a senha.
O Google também anunciou o "Bloqueio de dispositivo offline", que bloqueia automaticamente a tela do smartphone caso ele fique por muito tempo sem acesso à internet. Essa medida impede que criminosos tentem desconectar o aparelho da rede para dificultar sua localização. A informação é do portal G1.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.