O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demonstrou confiança em seu desempenho na disputa presidencial na eleição do ano que vem, quando deve tentar a reeleição.
Durante o seu discurso durante a cerimônia de encerramento da 12ª edição da ExpoCatadores, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo, realizado nesta sexta-feira (19), Lula disse que vai dar "uma surra" nas eleições de 2026 e que "a extrema direita não vai voltar a governar o país".
“Vamos dar uma surra em quem se meter a achar que a extrema direita vai voltar a governar esse país. Que venham! Que venham! Porque nós vamos desafiar, não com palavras, não com xingatório. Eu quero comparar o que eles fizeram nesse país com o que nós fizemos. Eu quero comparar quem fez mais na saúde, quem fez mais na educação, quem fez mais no transporte, quem fez mais na política de inclusão social. Eu quero saber”, afirmou o presidente.
“Eu estou com 80 anos, mas se eles soubessem o tesão que eu tenho pra governar esse país. Porque eu digo para todo mundo, sabe por que eu não vou envelhecer? Porque eu tenho uma causa que só envelhece que tem um cérebro vazio. Se preparem, que eu quero viver até 120 anos”, emendou.
Veto ao PL da Dosimetria
Ainda durante o evento, Lula voltou a prometer o veto ao Projeto de Lei (PL) da Dosimetria, aprovado pelo Senado Federal na última quarta-feira (17). O texto propõe reduzir as penas do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros condenados por atos golpistas. Apesar das resistências iniciais, o projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e foi aprovado pelo plenário da Casa Legislativa.
“Pela primeira vez na história desse país, nós temos um presidente preso por tentativa de golpe. Pela primeira vez nesse país, nós temos quatro generais de quatro estrelas presos pela tentativa de golpe. Pela tentativa de fazer um plano para matar o Lula, para matar o Alckmin e para matar o Alexandre de Moraes. E eles agora querem uma anistia”, disse Lula.
“Com todo o respeito, com todo o respeito aos deputados e senadores que votaram pela redução da pena, eu quero dizer para vocês, eu vou vetar essa lei. E se eles quiserem, que derrubem. Mas a gente tem que ensinar esse pessoal a respeitar”, acrescentou.
Na última quinta-feira (18), Lula já havia dito que vetará o PL da Dosimetria. O presidente defendeu que os envolvidos na tentativa de golpe ocorrida depois das eleições de 2022 precisam ser responsabilizados.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram
