Moradores das cidades de Araripina e Exu, no Sertão do Araripe, foram pegos de surpresa na tarde de ontem (6) com uma forte chuva, seguida de granizo. O fato viralizou nas redes sociais.
Apesar de não ocorrer com frequência na região, o fenômeno está longe de ser raro. É o que afirma a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac). “Sua ocorrência está associada a fortes correntes ascendentes de ar, presentes em um tipo de nuvem Cumulonimbus (Cb). O Sertão do Estado tem maior incidência deste tipo de nuvem”, frisa A Apac.
Chuvas de granizo costumam acontecer em dias mais quentes, em sintonia com a chegada de frentes frias. O encontro entre essa diferença de temperatura acontece quando o ar quente se une a nuvens densas e muito frias em pontos mais altos da atmosfera, e a ação solidifica as gotas de água, criando as ‘gotas de granizo’.
Ainda conforme a Apac, a atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (Vcan) no Nordeste tem favorecido pancadas de chuvas isoladas no Sertão, especialmente no extremo oeste da região, ao mesmo tempo que dificulta a precipitação do litoral ao Agreste.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram
