Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

Lula veta PL da Dosimetria de forma integral

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou o veto na manhã desta quinta-feira (8) ao projeto do PL da Dosimetria, que promovia a redução de penas dos condenados pelo atos antidemocráticos do 8 de janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

A assinatura do veto se deu durante cerimônia organizada pelo governo para marcar os três anos dos atos ocorridos em 2023, quando manifestantes invadiram e depredaram os prédios dos Três Poderes. O veto de Lula segue agora para análise do Congresso Nacional. Em sessão especial, Senado e Câmara vão decidir juntas se derrubam ou não o veto presidencial.

Segundo o portal Metrópoles, assessores próximos ao petista o aconselharam a adiar o anúncio. A avaliação dos auxiliares de Lula é que o veto poderia “contaminar” a agenda positiva da celebração do fracasso da tentativa de golpe de Estado e provocar novos atritos com o Congresso Nacional. No entanto, prevaleceu a visão de alguns aliados que defendiam que a medida fosse assinada nesta quinta-feira (8) por causa do peso simbólico.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram