Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

IA manipula imagem de mulher para que ela pareça estar nua; jovem descobre e denuncia

Uma jovem registrou um boletim de ocorrência após ter uma foto manipulada por meio da inteligência artificial Grok, fazendo com que ela aparecesse nua na imagem. O registro foi feito com base no crime de divulgação não autorizada de intimidade sexual. As informações são do site Metrópoles.

Julie Yukari havia publicado no X, no dia 31 de dezembro, uma foto ao lado de sua gata. Após a postagem, diversos perfis na rede social passaram a solicitar que a ferramenta de IA gerasse novas imagens da jovem em poses sexualizadas e sem roupas. O caso foi registrado na 10ª Delegacia de Polícia (Botafogo), na zona sul do Rio de Janeiro.

A vítima contou que foi dormir antes da meia-noite e, ao acordar, se deparou com diversas manipulações feitas por meio do Grok, com alterações indevidas em sua imagem.

“Acordei hoje e já tinha 1 mil curtidas, algo que eu não esperava. Mas o que eu realmente não imaginava era que homens usassem essa foto para me colocar em poses e roupas sexuais, como se eu fosse um brinquedo pornográfico à disposição deles. Algo de uma perversidade que não sei se eles entendem”, afirmou.

A jovem destacou que compreende que o Grok é apenas uma ferramenta, mas usou uma analogia para explicar sua posição. Segundo ela, uma “faca pode ser útil e um item de sobrevivência, ou pode ceifar vidas”. Julie também relatou que denunciou o caso à plataforma X, que removeu as imagens do ar.

“Não estou criminalizando a IA, mas, se alguém comete um crime usando a IA, esse alguém precisa ser identificado e punido. Eu gostaria que a tecnologia pudesse ser uma aliada das vítimas contra seus agressores. Isso seria possível? Detectar crimes e criminosos?”, questionou.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram