Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

Após fim do tarifaço, Donald Trump rebate Suprema Corte dos EUA e anuncia nova tarifa global

O tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em abril do ano passado, foi derrubado pela Suprema Corte dos Estados Unidos, nesta sexta-feira (20). Após o decreto, o republicano ‘subiu o tom’ e anunciou uma nova tarifa global de 10%, por meio das redes sociais, de forma simultânea à coletiva de imprensa realizada para debater a decisão da corte americana.

Por seis votos a três, a maioria dos ministros entendeu que a legislação utilizada pelo governo não concede ao presidente o poder de instituir tarifas de forma unilateral. Na prática, a Corte concluiu que Trump excedeu suas atribuições.

Em conversa com jornalistas, Trump reagiu afirmando que dispõe de “métodos ainda mais fortes” para implementar novas tarifas comerciais. “Outras saídas serão usadas”, declarou, acrescentando que os Estados Unidos ainda podem aumentar significativamente sua arrecadação.

Assista:

O republicano anunciou que pretende recorrer à chamada Seção 122, mecanismo da legislação comercial americana que autoriza a imposição de tarifas temporárias, com a intenção de estabelecer uma taxa global de 10%. Além disso, indicou que poderá acionar a Seção 301 para abrir investigações sobre práticas comerciais consideradas desleais, o que pode resultar em novas tarifas.

Trump também criticou duramente a decisão da Corte, classificando-a como 'vergonhosa' e 'terrível', e atacou diretamente os ministros que votaram contra a medida: “Ministros que votaram contra as tarifas são uma vergonha para nossa nação. Suprema Corte está sendo pressionada por interesses estrangeiros”, afirmou.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram