Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026

Se liga! Governo Federal vai antecipar parcelas do 13°; saiba quem tem direito

O governo federal vai antecipar as parcelas do 13° salário para aposentados e pensionistas do INSS em 2026 nos meses de abril e maio. O Ministério da Previdência precisa enviar uma nota técnica para que a medida possa entrar em vigor. De acordo com informações do jornal O Globo, deve ser aplicado um aporte de R$ 78 bilhões na economia e beneficiar cerca de 35 milhões de segurados. Um decreto presidencial deve ser publicado até abril.

Esse pagamento adiantado, que segue o cronograma regular do INSS, é realizado em duas parcelas, mas o governo tem optado por antecipá-las nos últimos anos, sem impacto fiscal significativo, apenas mudando o fluxo de pagamentos.

Quem tem direito a antecipação do 13° Salário do INSS?

  • Aposentados
  • Pensionistas
  • Beneficiários de auxílio-doença (agora denominado auxílio por incapacidade temporária)
  • Auxílio-acidente
  • Auxílio-reclusão

É importante ressaltar, no entanto, que o Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a pessoas com deficiência e idosos de baixa renda, não garante o direito ao 13° salário.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram