Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2026

El Mencho: Dezenas de membros da Guarda Nacional são mortos em onda de violência no México; veja balanço

morte do narcotraficante Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como El Mencho, desencadeou uma série de ataques violentos no México que deixaram ao menos 25 integrantes da Guarda Nacional mortos, conforme balanço divulgado pelo governo federal.

El Mencho foi morto no domingo (22), durante uma operação das forças armadas. O indivíduo liderava o Cartel Jalisco Nueva Generación, organização criminosa envolvida no tráfico internacional de cocaína, metanfetamina e fentanil, especialmente para os Estados Unidos. 

Considerado um dos criminosos mais procurados do país, sua morte provocou reações imediatas de grupos ligados ao cartel. Segundo o ministro da Segurança, Omar García Harfuch, os 25 agentes da Guarda Nacional morreram em seis ataques distintos no estado de Jalisco.

Assista:

Além deles, também perderam a vida um agente penitenciário, um integrante do Ministério Público estadual e uma mulher que não teve a identidade divulgada.

Durante os confrontos, cerca de 30 suspeitos de integrar organizações criminosas foram mortos em Jalisco. No estado vizinho de Michoacán, outras quatro mortes de suspeitos foram registradas.

O governo informou ainda que 70 pessoas foram presas em sete estados do país durante os atos violentos atribuídos a apoiadores do cartel. Em coletiva realizada nesta segunda-feira (23), Harfuch afirmou que as autoridades seguem atentas a possíveis desdobramentos.

Estamos monitorando de perto qualquer tipo de reação ou reestruturação dentro do cartel que possa levar à violência”, declarou.

Balanço das mortes

  • 25 membros da Guarda Nacional
  • 1 agente penitenciário, 1 integrante do Ministério Público estadual e 1 mulher não identificada
  • 30 suspeitos mortos em Jalisco
  • 4 suspeitos mortos em Michoacán

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram