O esquema de segurança pública do Carnaval 2026 em Pernambuco prevê aumento no número de câmeras de videomonitoramento e de policiais nos principais polos. Os primeiros detalhes foram apresentados nesta quarta-feira (04), em coletiva de imprensa realizada na área externa do Museu do Estado de Pernambuco.
Estão previstos mais de 68 mil lançamentos de policiais militares, civis, peritos, bombeiros e outros membros da pasta estadual. O número de escalas extras é semelhante ao do ano anterior, mas o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, afirmou que a presença dos policiais nas ruas será maior este ano.
"O Carnaval, no ano passado, foi de 11 dias, porque a gente teve a Quarta-feira de Cinzas, Data Magna na quinta e a sexta-feira foi ponto facultativo. Carnaval seguiu direto até domingo. Agora, temos menos dias e a chegada dos novos militares e policiais civis", declarou.
A gestão estadual afirmou que haverá aumento no videomonitoramento, que passou de 40 câmeras, em 2025, para 325 câmeras fixas e 360°, distribuídas nos principais polos.
O planejamento inclui o uso de 11 drones operando em nove municípios: Recife, Olinda, Vitória de Santo Antão, Bezerros, Paudalho, Nazaré da Mata, Goiana, Pesqueira e Triunfo.
Os equipamentos funcionam sob chuva e altas temperaturas, voam por até 12 horas quase sem interrupção e contam com zoom de até 200x e câmeras termais de última geração.
Também haverá uso de totens de observação, plataformas elevadas, equipamentos de reconhecimento facial no Recife e em Olinda e apoio aéreo com helicópteros do Grupamento Tático Aéreo (GTA).
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram
REFORÇO NO BAIRRO DO RECIFE
Para reforçar a segurança, a Prefeitura do Recife prometeu usar 256 câmeras do município no Bairro do Recife durante os dias oficiais de folia.
O Centro de Operações do Recife (COP) usará ferramentas como a central de drones, o painel online de acompanhamento das ocorrências e a central de videomonitoramento em pontos estratégicos.
Nos dias de folia, serão 4,5 mil lançamentos (escalas extras) da Guarda Municipal. Os profissionais estarão equipados com coletes balísticos, tonfas, spray de pimenta, taser e algemas.
No Galo da Madrugada, a atuação será marcada por ações de controle de acesso, orientação ao público, apoio aos órgãos de trânsito e trabalho conjunto com outras forças de segurança.
Nas barreiras de acesso aos polos carnavalescos, a atuação tem foco na segurança e no ordenamento urbano, buscas pessoais, quando necessárias, com o objetivo de impedir a entrada de materiais ilícitos, objetos proibidos ou itens que possam comprometer a segurança no perímetro do evento. (Via: Jc)
