Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

Oposição promete "ir atrás do dinheiro" de desfile que homenageou Lula, diz jornalista da GloboNews

O desfile da Acadêmicos de Niterói segue repercutindo no meio político e jurídico mesmo após o fim do Carnaval. A homenagem da escola de samba ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) virou tema de debates entre advogados ligados ao governo e à oposição.

Segundo informações do jornalista Octavio Guedes, durante análise na GloboNews, representantes jurídicos do PT, partido de Lula, que acompanharam o desfile avaliaram que a apresentação não configurou campanha eleitoral antecipada. O clima entre os advogados era de tranquilidade ao final da exibição.

Já entre juristas ligados a partidos de oposição afirmaram que pretendem aprofundar a apuração sobre possíveis fontes de financiamento do desfile. A estratégia seria investigar se houve participação de empresários que pudessem indicar interferência política no enredo e, assim, tentar caracterizar eventual abuso econômico. “Vamos atrás do dinheiro”, teria dito um dos advogados.

O enredo “Do Alto do Mulungu Surge a Esperança: Lula, o Operário do Brasil” levou à avenida passagens da trajetória pessoal e política do presidente. 

Após a polêmica, a escola divulgou nota afirmando ter sido alvo de perseguição e tentativas de interferência artística, defendendo a autonomia criativa do Carnaval e classificando o desfile como uma manifestação legítima de sua identidade cultural.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram