O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) publicou ontem sexta-feira (25) o edital do novo concurso do órgão. O certame é para preenchimento de 15 vagas nos cargos de promotor de Justiça e promotor de Justiça substituto. As inscrições podem ser feitas a partir das 10h do dia 6 de maio e seguem até às 14h do dia 27 de maio, exclusivamente pelo site da Fundação Carlos Chagas (http://www.concursosfcc.com.br/). A taxa de inscrição é de R$ 250.
O salário inicial da função, uma das mais concorridas na área jurídica, será de R$ 19.383,87 mil para um expediente de seis horas diárias. Para concorrer, o candidato precisa, inicialmente, comprovar que é brasileiro nato ou naturalizado e que é bacharel em Direito com registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Além disso, o cargo exige, no mínimo, três anos de experiência de atuação como advogado ou de prática jurídica geral.
Após a comprovação dos dados, os inscritos serão submetidos a uma prova com 100 questões de múltiplas escolhas sobre conhecimentos gerais do Direito. Os aprovados passarão para a segunda etapa, que é uma prova discursiva. Por fim, é realizada uma prova oral. O processo seletivo ainda inclui comprovação da idoneidade moral, entrevista, exames médico e psicotécnico e prova de títulos.
Segundo a assessoria de comunicação do MPPE, o último concurso para cargo realizado em Pernambuco ocorreu em 2008 e todos os 74 aprovados foram chamados pelo órgão. No entanto, o déficit de promotores no estado ainda é considerado alto, em torno de 200 profissionais. Três anos atrás, a carência ultrapassava a marca de 300. (DP)
Blog: O Povo com a Notícia