Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 29 de abril de 2014

Projeto São Francisco: atividades culturais em Custódia (PE) marcam o mês da Caatinga

Projeto São Francisco mais de 4 mil pessoas conheceram os Centros de Referência em 2013
Para comemorar o mês da caatinga, o Ministério da Integração Nacional tem realizado diversas atividades nas cidades em torno do Projeto de Integração do Rio São Francisco. O município de Custódia, localizado no sertão pernambucano, encerrou nesta terça-feira (29) as comemorações para celebrar a data. Uma peça teatral retratou aos moradores da região os dilemas da seca na Região Nordeste, com o tema ‘O drama nordestino’.
Durante o mês de abril, ocorreram outras ações para marcar a data no Centro de Comunicação Social de Custódia. Alunos da Escola Estadual General Joaquim Inácio participaram de palestra educativa sobre a importância da caatinga. Os estudantes aprenderam mais sobre as suas características, aspectos gerais e formas de conservação do bioma.
O estudante Hiago Martins fez parte das ações promovidas no município e já pensa em repassar as informações obtidas para outras pessoas. “Eu vi muitas coisas que eu não sabia, muitas imagens. O que eu vi, eu posso passar para o meu filho futuramente”, conta. “Vou plantar a muda que ganhei de Caatinga em um local bem plano, com muito carinho. Pode ter a seca, pode ter o que for, mas a Caatinga vai ser sempre da gente”, comenta orgulhoso.
Segundo a professora Rejane Farias do Nascimento, a ação proporcionou aos alunos um importante momento de conscientização tanto sobre a Caatinga quanto sobre o Projeto São Francisco. “A gente trabalha muito com esses temas, por isso a importância da gente trazer eles para conhecer mais porque tem muitos que não conhecem. Aí, a gente resolver trazer eles para conhecer mais de perto”, explica a professora.

A engenheira ambiental Maria Augusta Bezerra incentiva a ação e revela a necessidade de a população local conhecer mais sobre a caatinga. “A gente tenta passar pra eles a parte ambiental. A gente foca nessa questão para o conhecimento geral da população a respeito do bioma em que estão inseridos”, afirma. Durante as comemorações, os alunos assistiram ainda a apresentação de xaxado do grupo Luar do Sertão.
Sobre os Centros de Referência
Para garantir que estudantes e a população local tenham acesso às informações sobre o Projeto de Integração do Rio São Francisco, o Ministério da Integração Nacional implantou, em pontos estratégicos do semiárido, três Centros de Referência em Comunicação Social (CRCS). Localizados nos municípios de Brejo Santo (CE), Salgueiro (PE) e Custódia (PE), somente neste ano, os centros receberam mais de quatro mil visitantes para conhecer as ações e atividades desenvolvidas nas obras do São Francisco. Os centros promovem palestras dinâmicas e interativas, e distribuem materiais informativos. As pessoas podem conhecer ainda os resultados da implantação dos 38 Programas Ambientais em execução e o andamento das obras do projeto.
Saiba mais sobre o Projeto
O Projeto de Integração do Rio São Francisco é hoje a maior obra de infraestrutura hídrica para usos múltiplos no Brasil. O investimento total é de R$ 8,2 bilhões e a obra atenderá 12 milhões de habitantes de 390 municípios do Agreste e do Sertão dos Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. O empreendimento, atualmente, apresenta quase 60% de execução física. Mais de 10 mil trabalhadores integram o Projeto, sendo que alguns trechos funcionam 24 horas por dia.
Blog: O Povo com a Notícia