Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Vacinação contra gripe começa nesta segunda para crianças, professores e outros grupos


Começa nesta segunda-feira (24) a vacinação contra a gripe para vários grupos prioritários, como crianças entre seis meses e cinco anos e professores das redes pública e privada. No Recife, o lançamento dessa fase da 19ª campanha ocorrerá às 7h30, na Upinha Governador Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério, na Zona Norte da cidade. Na segunda (17), teve início a primeira etapa da imunização, contemplando profissionais de saúde.

Também poderão participar da nova fase da imunização gestantes, mulheres que tiveram bebês recentemente, maiores de 60 anos, população privada de liberdade, além de pessoas com doenças crônicas A vacina está disponível em todas as unidades de saúde da família (incluindo as Upinhas), unidades básicas tradicionais e policlínicas da prefeitura. A meta é imunizar pelo menos 90% de cada um deles.

Os professores precisam apresentar documento de identificação profissional. As pessoas com doenças crônicas devem levar a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.

Em 2016, 406 mil doses foram aplicadas na capital pernambucana. O Dia D acontecerá em 13 de maio. A vacina garante proteção contra três tipos de vírus (H1N1, H3N2 e B).

Até o dia 25 de março deste ano, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou 280 casos com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Desses, 29 deram positivo para influenza A(H3N2) Sazonal, vírus que faz parte da composição da vacina contra a influenza.

A Prefeitura do Recife ressalta que é preciso aplicar a vacina durante o período chuvoso para evitar o aumento do número de casos. Segundo a gestão municipal, por isso a imunização contra a influenza acontece sempre dois meses antes do inverno para o organismo estar no pico da imunidade.

Influenza: É uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-condicionadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Veja algumas medidas para evitar a doença: Lavar as mãos com água e sabão frequentemente (principalmente antes de consumir algum alimento, tocar os olhos, nariz ou boca e após tossir, espirrar e/ou usar o banheiro).

Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável e após o uso descartá-los em lixeiras.

Na ausência do lenço, usar o ombro ou antebraço interno como barreira ao tossir ou espirrar. (Via: G1 PE)

Blog: O Povo com a Notícia