A companhia aérea Azul, a
terceira maior companhia aérea do país, assinou acordo para a compra da Avianca
Brasil, que está em recuperação judicial, por US$ 105 milhões (R$ 406 milhões).
O negócio envolve certificado de operador aéreo, 30 aviões e 70 slots
(autorizações de pousos e decolagens) e será feito por meio de uma UPI (Unidade
Produtiva Isolada) a ser formada para reunir esses ativos.
"Destacamos que o acordo é não vinculante e que o processo de
aquisição da UPI está sujeito à uma série de condições como a conclusão de um
processo de diligência, a aprovação de órgãos reguladores e credores, assim
como a conclusão do processo de Recuperação Judicial. A expectativa é que esse
processo dure até três meses", afirmou a Azul.
O acordo envolve 75% dos aviões da Avianca Brasil. Em crise, a empresa
devolveu 7 dos 47 aviões que tinha após entrar em recuperação judicial. Três
dos aviões devolvidos já estavam com a Azul.
As aeronaves passaram a ser devolvidas em dezembro, quando a companhia se
desentendeu com empresas arrendadoras de aviões e pediu recuperação judicial
para estancar as dívidas e as tentativas que essas arrendadoras vinham fazendo
para retomar parte da frota.
A Azul já tinha um interesse antigo de elevar a participação dos A320neo
–modelo que a Avianca opera– em sua frota, mas em fevereiro divulgou comunicado
afirmando que decidiu acelerar os planos de renovação do portfólio.
Segundo a agência de notícias Reuters, o negócio envolve todos os slots da
Avianca Brasil nos aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ) e cerca de
metade deles em Guarulhos (SP).
Com isso, a Azul vai elevar seu número de slots em Congonhas de 13 para
34, caso o negócio seja aprovado pelas autoridades regulatórias e de defesa da
concorrência. Atualmente, Gol e Latam possuem cerca de 130 slots cada uma em
Congonhas, segundo uma pessoa ouvida pela Reuters.
O acordo não vinculante, no valor de 105 milhões de dólares, vai elevar os
slots da Azul em Congonhas, um dos mais movimentados do país, de 13 para 34, se
aprovado por autoridades regulatórias e de defesa da concorrência. Atualmente,
Gol e Latam possuem cerca de 130 slots cada uma em Congonhas, disse a fonte.
Por volta de 10h15, as ações da Azul disparavam 5,8% na Bolsa paulista,
enquanto os papéis da Gol caíam 1,8%. Azul assina acordo para adquirir ativos
da Avianca Brasil Amanda Perobelli/UOL Avião da Azul em Guarulhos. Na semana
passada, a Avianca precisou fazer um pouso técnico durante um voo de Guarulhos
para Miami porque deixou de pagar taxa de sobrevoo do espaço aéreo de Cuba,
ficando impedida de atravessar a ilha.
Sem poder sobrevoar Cuba no voo para Miami, o avião teria de contornar a
ilha, mas o tanque de combustível não seria suficiente porque isso aumentaria o
trajeto. Foi necessário, portanto, pousar em Porto Rico para abastecer.
O pouso, no entanto, elevou o tempo de serviço da tripulação e bateu o
limite de horas de trabalho permitido para pilotos e comissários em voos.
Na quinta-feira (7), empresa também divulgou um comunicado sobre atraso de
pagamento de funcionários. (Via: Folhapress)
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