Um grupo de 1,1 milhão de pessoas que
fizeram o cadastro na Caixa Econômica Federal para receber o auxílio
emergencial de R$ 600 estão com pedido considerado inconclusivo, segundo a
Dataprev. A empresa não conseguiu aprovar ou rejeitar o requerimento por falta
ou divergência nos dados.
Apesar
do prazo para solicitar o benefício ter se encerrado na última quinta-feira,
esses trabalhadores ainda podem complementar ou corrigir as informações para
ter acesso a todas as parcelas do auxílio.
Além
disso, 1,873 milhão de pessoas que fizeram o cadastro entre os dias 17 de junho
e 02 de julho, prazo final, aguardam a aprovação do pedido na fila da Dataprev.
Em
nota, a empresa informou, neste sábado, que repassou à Caixa no início da
semana um lote de pelo menos um milhão de pedidos que tinham sido considerados
inelegíveis ao auxílio nas primeiras análises, a partir de cruzamento de dados
com as bases do governo, dos cartórios e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Depois
de serem reavaliados, 202.291 cadastros foram aprovados. Estão neste lote mães
menores de 18 anos, que passaram a ter direito ao benefício e trabalhadores
intermitentes, prestadores de serviço por hora, dia ou mês.
Além
disso, havia um grupo de 327.680 cadastros retidos pela Dataprev, em virtude da
complexidade no processamento ao exigir vários tipos de cruzamento de dados.
Desse universo, 31.025 de pedidos passaram pelo crivo da empresa e também foram
encaminhados à Caixa para pagamento.
A
Dataprev informou que processou 97% dos 75,3 milhões de cadastros feitos por
trabalhadores informais no aplicativo e site da Caixa.
O
banco iniciou os pagamentos em abril e até o momento, 65,4 milhões de pessoas,
incluindo beneficiários do Bolsa Família já foram atendidos. No total, elas
receberam R$ 112,5 bilhões, somando a primeira, segunda e parte da terceira
parcela. Recentemente, o governo federal anunciou mais duas, ainda sem
cronograma de pagamento.
Quem
teve o pedido negado e quiser contestar pode fazer isso no aplicativo e site da
Caixa (Caixa Auxílio Emergencial), além do portal da Defensoria Pública
da União. Nesse caso, a análise será realizada de forma individual pelo órgão,
com base nos documentos comprobatórios enviados. A orientação do procedimento
está disponível no site da DPU.
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