A previsão da Secretaria de
Turismo do Estado é de que o turismo local retorne nos próximos três meses,
julho, agosto e setembro
O turismo em Pernambuco não
está mais na mesma rotina de receber visitantes, assim como o turismo no mundo
todo. Muitos estabelecimentos hoteleiros ficaram fechados por alguns meses e
estão retomando suas atividades gradativamente.
De acordo com as estimativas da
Secretaria de Turismo do Estado (Seturel-PE), nestes próximos três meses,
julho, agosto e setembro, o turismo local deve ser retomado gradualmente. A
partir do mês de outubro, será a vez do turismo nacional começar o seu retorno.
E apenas em 2021 o turismo internacional retomará, afinal, outros fatores, como
a malha aérea, precisam ser revistos.
Segundo o secretário de Turismo de Pernambuco,
Rodrigo Novaes, todos os cuidados para a volta do turismo estão sendo feitos
juntamente com a Secretaria de Saúde para manter em controle a taxa de curva do
contágio da Covid-19.
"Todas
as ações estão sendo submetidas à Secretaria de Saúde. Por isso, os planos são
de que julho, agosto e setembro teremos viagens curtas e passeios dentro de
Pernambuco e estados vizinhos. Por exemplo, os hotéis em Porto de Galinhas
estão retomando. Depois do retorno de voos pelo Brasil, aumentaremos os
mercados do Sul e Sudeste. Ou seja, a partir de outubro devemos atrair nossos
mercados principais, que são de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. E por
último, apenas em 2021, vamos retomar o turismo internacional, a começar por
Uruguai, Paraguai, Chile, já que dependerá de vários fatores de
segurança", informou Novaes.
Um dos
principais destinos em Pernambuco, Porto de Galinhas está começando a ganhar
turismo aos poucos. A partir de segunda-feira, 20, mais uma etapa do plano do
governo vai acontecer na cidade de Ipojuca (onde está localizada a praia de
Porto de Galinhas), com a reabertura dos restaurantes, lanchonetes e similares.
"A volta regional é dentro dos três meses. Em julho, os hotéis devem receber
10% da ocupação, agosto, 20%, setembro, 30%, e assim por diante. Fazer
divulgação em redes sociais e mandar informações para os clientes habituais é
uma forma de garantir que tudo está sendo feito de forma limpa e segura",
destacou o vice-presidente do Porto de Galinhas Convention & Visitors
Bureau, Otaviano Maroja. (Via: Folha PE)
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