Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

OMS avalia que planeta está despreparado para pandemias que possam ser mais letais

O diretor-executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, reafirmou nesta segunda-feira (28) que o planeta deve enfrentar novas pandemias ao longo dos próximos anos e advertiu que todos precisam investir em mais ciência, logística, treinamento e comunicação para enfrentar futuras ameaças mais letais.

“O planeta é frágil, há muita complexidade e conectividade, e temos que trabalhar juntos, pois pode haver pandemias mais severas no futuro”, disse, de acordo com o jornal Folha de São Paulo. 

Ryan destacou também que o Sars-Cov-2 - que já contaminou mais de 80,5 milhões de pessoas no mundo e deixou ao menos 1,76 milhão de mortos - é muito transmissível, mas tem letalidade relativamente baixa. 

O epidemiologista canadense Bruce Aylward, consultor sênior da OMS, avaliou que a ocorrência de segundas e terceiras ondas do novo coronavírus são a prova de que os países não conseguem dar conta nem mesmo da atual pandemia.

“Podemos estar mais preparados, mas não inteiramente preparados nem para esta pandemia, que dirá para uma próxima”, opinou.

A OMS também afirmou que as variantes da Covid-19 detectadas no Reino Unido e na África do Sul são diferentes entre si, embora as amostras apresentam estruturas semelhantes. Segundo a entidade, ainda não há evidências suficientes sobre o impacto delas sobre a eficácia das vacinas.

Blog: O Povo com a Notícia